4 de maio de 2013

IVOTI ABRE OFICIALMENTE SUA 31ª FEIRA DO LIVRO, NO NÚCLERO DE CASAS ENXAIMEL

Nesta sexta-feira evento iniciou com a peça Quando Chegar a Hora


Ivoti - Após uma tarde de teatro, oficinas de desenho, aquarelas e brincadeiras, foi aberta, no início desta noite (02), a 31ª Feira do Livro de Ivoti. A cerimônia, que contou com a presença de autoridades além da apresentação ao público do livro Bom Jardim – Ivoti no Palco da História, ocorreu no Núcleo de Casas Enxaimel.

O Secretário Municipal de Educação e Cultura, Denis Carlos Luckner, agradeceu a todos os envolvidos na 31ª edição da Feira do Livro de Ivoti. “É com grande satisfação que abrimos a 31ª Feira do Livro, que pela primeira vez acontece no Núcleo de Casas Enxaimel, espaço que também faz parte da nossa história recente. Agradeço o Departamento de Cultura, a Secretaria de obras e Serviços Urbanos, os motoristas, a Secretaria de Desenvolvimento, o Departamento de Turismo, a Prefeitura Municipal de Lindolfo Collor, escritores, artistas e expositores pelo apoio e dedicação para que esse evento seja um sucesso. Cada espaço da Feira foi primeiro sonhado, incubado em nosso imaginário para que se tornasse realidade. Brinquedoteca, trilha literária, tenda da transformação, projeto Brinca Comigo, Peter Pan e livros, muitos livros são algumas das atrações da nossa Feira”.


Hermedo Wagner, presidente Sociedade Ivotiense de Estudos Humanísticos (SIEHU), desejou que, através do lançamento do livro Bom Jardim – Ivoti no Palco da História, mais pessoas se associem aos 30 colaboradores que escreveram a obra. “Desejo que, para o próximo ano, quando o município comemorar seus 50 anos de emancipação, possamos ter, quem sabe, 40 colaboradores, pessoas jovens, que estão vivendo a história, trabalhando em uma nova obra. É com grande satisfação que a SIEHU participa da 31ª Feira do Livro e a primeira Feira no Núcleo. Na margem direita do Rio é que nasceu a Linha 48. O bairro Bom Jardim nasceu do Morro Cerro Jardim. A Ponte do Imperador certamente foi um ponto importante para ligar estas duas comunidades que deram origem ao município de Ivoti. O patrimônio da cidade não precisa ser algo apenas feita de pedras e tijolos. O livro Bom Jardim – Ivoti no Palco da História, lançado na terça, também pode ser considerado um patrimônio histórico.”

Segundo o Prefeito Arnaldo Kney, a feira não foi realocada no Núcleo de Casas Enxaimel por acaso. “As circunstâncias fazem com que a gente tome iniciativas, saindo do tradicional. Todos nós sabemos que a Feira iniciou no centro, na Praça da Emancipação, mas esta Feira, aqui no Núcleo, tem tudo para ser a maior Feira do Livro que Ivoti já teve. Primeiramente, porque a comunidade está recebendo um trabalho de 30 pessoas que se dedicou durante 7 anos para escrever uma parte da história de Ivoti. Este trabalho que será difundido durante os próximos dias através dos autores que são patronos da feira. Se na verdade, fomos olhar o tamanho do livro, ele assusta, mas se começarmos a folheá-lo, e ver quantos dados da nossa história e da nossa cultura estão ali, tenho certeza que as pessoas certamente terão curiosidade de lê-lo. Este é um marco importante para que a comunidade saiba o que devemos buscar para o futuro. Quem sabe, cada um de nós não terá contribuições a fazer nas próximas edições”.

O organizador dos textos do livro, Roque Amadeu Kreutz, explicou que apesar das 520 páginas, ainda existem lacunas a serem preenchidas. “Sendo este o primeiro volume, ainda existem lacunas que ainda podem ser preenchidos por futuros pesquisadores. Queremos contar com a participação de jovens, já que muitos deles gostam de história. Nós tivemos rigor científico para que a nossa pesquisa tivesse crédito perante Instituições de nível superior e é por isso que conseguimos editá-la na Universidade Feevale.”

A noite encerrou com a apresentação do teatro Ivoti – História, Cores e Flores, na área coberta. Amanhã (03), a Feira inicia às 8 horas com a peça Quando Chegar a Hora que aborda as relações na escola, com os traficantes, a família, os amigos e tudo que circunda o universo dos jovens nos dias de hoje. Na sequência, o público poderá curtir oficinas de tirinhas e retrato no espaço da Feira, além de visitar os livreiros. Já das 10 às 11 horas, é hora de sentar e conversar com os escritores Jorge Luís Martins e os Patronos da 31ª Feira.

Quem perdeu a apresentação do espetáculo Quando Chegar a Hora, no período da manhã, poderá assisti-lo novamente às 13h30 e também às 20 horas na área coberta. A partir das 15h30, os autores Jorge Luís Martins e Jonara Nifa Rosa Gabbi estarão na Feira para um bate-papo divertido.

Ainda durante a tarde, o público poderá ver a fantasia dos contos de fadas e seus personagens mais queridos se tornarem realidade na Tenda da Transformação e Trilha Literária. Também fazem parte das atividades a oficina Aquarelando Ideias, Arte e Retrato e Humor em três quadros.

Para aqueles que não gostam de desenhar, existe a opção de participar da oficina de Street Dance do Programa Lazer Unindo Gerações (PLUG). A 31ª Feira do Livro de Ivoti segue até a próxima quarta-feira (08). Mais informações sobre a programação sobre a programação podem ser obtidas através 3563-7956.

Extraído do sítio Jornal NH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.