7 de maio de 2013

MÚSICA POPULAR BRASILEIRA MARCA ENCERRAMENTO DA XVII FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO - Pablo Almeida

O show “Toquinho Canta Vinícius”, fez homenagem ao centenário de um dos maiores poetas e músicos do Brasil, Vinicius de Moraes

O encerramento da XVII Feira Pan-Amazônica do Livro foi repleta de Música Popular Brasileira (MPB). O show “Toquinho Canta Vinicius”, uma homenagem ao centenário de um dos maiores poetas e músicos do Brasil, Vinícius de Moraes, entoado por Toquinho & Banda, levou centenas de pessoas ao Auditório Central do Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, inclusive o governador do Estado do Pará, Simão Jatene, e a primeira dama, Ana Jatene.

No repertório, músicas de artistas como Tom Jobim, João Gilberto, Dolores Duran e o homenageado da noite. “O Vinicius de Moraes é um personagem que faz parte do coração de cada um de nós. O homem que ele foi nos ensinou a amar. Vinicius é um personagem que leu todos os poetas nas línguas originais. Era uma pessoa muito culta e também um homem do povo. Ele presenteou a música brasileira com a sua poesia. É um homem que ainda está presente entre nós” frisou Toquinho, ressaltando que homenagear Vinicius é uma obrigação.

Para ele, o show em homenagem ao cantor sempre será algo que relembra o passado e ensina os jovens o que foi a Música Popular Brasileira na época do “Poetinha”. “O Brasil era para ser país condenado a não ter passado, pois as obras dos artistas ficavam escondidas em sebos. Agora com internet o jovem pode ver e escutar o que foi feito pelo Vinicius”.

Toquinho se sentiu lisonjeado de estar em Belém. Ele conta que adora vir à cidade e, a cada ano, visita uma ou duas vezes a capital do Pará. “Dessa vez eu estou me apresentando em um lugar bonito, bem organizado e com um grande público comparecendo. É bom trabalhar dessa maneira”.

Para o cantor é "um barato" participar de eventos que incentivem a cultura, como é o caso da Feira Pan-Amazônica do Livro. “Tudo que é cultura nesse país, que é muito carente disso, é um barato participar. Estar aqui fazendo uma coisa que eu gosto de fazer e ainda ligado a um evento que trabalha a cultura, é uma honra. Eu estou muito contente mesmo”, afirmou.

O espetáculo contou com a participação do público. O cantor hora cantava, ora contava histórias de suas vivências com artistas da época ou convidava o público a cantar suas canções. “Eu deixei o público levar o espetáculo. Eu procurei fazer um pouco o que o público quis ouvir. Eu vim fazer um show que faz parte da vida das pessoas, com canções que eu fiz durante esses anos todos e também músicas que ficaram imortalizadas com o tempo. Isso é muito gratificante”.

O repertório agradou bastante o garçom Renato Rodrigues. Ele conta que já conhecia o trabalho de Toquinho e ver o show foi muito bom. “Eu gostei muito das músicas tocadas no show, bem mais quando ele tocou outros artistas da época dele com novas roupagens, mas com o estilo marcante da MPB”.

Toquinho afirmou que gosta de participar de eventos que incentivam a cultura
Já o pastor evangélico Hugo Batista não conhecia o artista, mas se identificou com as músicas do show. “Eu não conheço muito a MPB, pois escuto mais música gospel. Porém, posso dizer que esse contato com a melodia e a forma culta como ele expõe as músicas e as obras dos amigos dele, foi encantador” pondera.

A médica Juliana Ferreira e a arquiteta Thais Toscana são fãs do Toquinho há anos. Para Juliana, a Feira do Livro não poderia ter convidado artista melhor para o encerramento do evento. “Excelente, eu gostei de todo o show, de todas as músicas, do jeito que ele cantou e encantou o público, ainda mais essa homenagem linda aos artistas brasileiros como Vinicius”.

Thais considera o trabalho de Toquinho primoroso. “Eu achei maravilhoso e parabenizo a Feira do Livro pela iniciativa única de trazer esse belo cantor. Eu me emocionei em todos os momentos do show” revela a arquiteta.

Extraído do sítio Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.