10 de maio de 2013

POR UM ANO, ALEMANHA SE MOSTRA AOS BRASILEIROS SOB OS MAIS DIVERSOS ASPECTOS - Kristina Michahellis


Maratona de eventos de norte a sul do país apresenta cultura, economia, tecnologia e política da Alemanha moderna. Objetivo é que iniciativas prossigam mesmo após 2014.

No próximo dia 13 de maio, com a presença dos presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e da Alemanha, Joachim Gauck, no Teatro Municipal de São Paulo, será dada a largada para uma série de eventos que celebram a longa parceria cultural e econômica entre Brasil e Alemanha.

Exposições, festivais de cinema, música, esporte e um centro cultural itinerante fazem parte do programa. Diversas instituições atuam na organização das centenas de eventos que pretendem apresentar a Alemanha de forma moderna e atual.

O evento, que vai até pouco antes do início da Copa do Mundo, em junho de 2014, tem a coordenação da Federação das Indústrias Alemãs (BDI) e parcerias com o Instituto Goethe, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e a Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ).

Durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha em junho de 2012, em Frankfurt, foi apresentado um extenso catálogo de projetos posteriormente filtrados de acordo com as possibilidades de financiamento pelas mais de 900 empresas alemãs no Brasil.

"A novidade do ano da Alemanha no Brasil está no modelo de catálogo, no tipo de financiamento, na cooperação com parceiros locais e na variedade de eventos para públicos de todas as idades", explica Wolfgang Bader, diretor do Instituto Goethe na América Latina e coordenador da programação cultural e educativa do evento.

Centro cultural itinerante

Wolfgang Bader é o guia por trás do centro cultural itinerante que vai percorrer o país equipado com muita tecnologia, como projetor de filmes e equipamentos de DJ. O "caminhão cultural" vai passar pelas praças públicas de 16 estados brasileiros, levando ao público música, teatro, dança e cinema. O tour começa dia 13 de maio, por duas rotas – norte e sul do país – que incluem não apenas as grandes metrópoles, como também pequenas cidades.

"Mundo de curiosidades" é um megaprojeto realizado em parceria com o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB). Duas exposições únicas, entre outubro de 2013 e maio de 2014 no Rio de Janeiro e em São Paulo, apresentam coleções vindas das cidades de Dresden e Berlim. Os temas incluem fotografias da escola de arquitetura e design Bauhaus, literatura do exílio e futebol. Ainda nesse projeto, o grupo alemão de arte contemporânea Zero mostra sua arte em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

Homenagem literária acontece nos dois países

O intercâmbio literário se fortalece durante a Feira do Livro de Frankfurt, em outubro deste ano, na qual o Brasil será o país homenageado. Na direção contrária, a Alemanha será o país convidado nas feiras de literatura do Rio e de São Paulo.

Estande brasileiro na Feira do Livro de Frankfurt em 2012. Na feira deste ano, o Brasil será o país homenageado

A partir de um acordo com a Biblioteca Nacional do Brasil, uma tradutora alemã já está há dois meses no Rio. No projeto "Escritor da cidade", seis autores alemães irão morar em diferentes estados brasileiros e escrever em um blog as impressões locais e também perspectivas das cidades. O mesmo acontece com seis escritores brasileiros que estarão na Alemanha.

Um projeto educativo pretende aumentar o interesse dos brasileiros pela língua alemã. Na abertura da Feira do Livro do Rio de Janeiro, as apresentações "Alemanha para iniciantes" e "Alemão na bagagem" vão encenar, respectivamente, o alfabeto alemão e clichês sobre a Alemanha.

Na sétima arte, os destaques do cinema alemão, como o cinema mudo com orquestra, serão exibidos em grandes festivais brasileiros ou nas unidades do SESC. Para homenagear o teatro, haverá um congresso sobre o legado do dramaturgo Bertolt Brecht em Porto Alegre, e uma peça de teatro produzida especialmente para o ano "Alemanha + Brasil 2013-2014" sobre o processo de imigração, baseada em entrevistas com descendentes dos primeiros imigrantes alemães no Brasil.

Preocupação com o futuro

Meio ambiente, sustentabilidade, inovação e planejamento urbano também estão no foco do evento, organizado, principalmente, pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. A programação inclui um seminário sobre energia renovável e o uso sustentável da energia, em outubro, no Rio de Janeiro.

Em fevereiro do próximo ano, em São Paulo, é a vez da exposição "Ecogerma – Visão do futuro". O Ecogerma é um evento de destaque do Brasil na área de meio ambiente e infraestrutura e acontece desde 2009.

"O túnel da Ciência" é a oportunidade dos visitantes conhecerem de perto as mais recentes pesquisas e descobertas dos cientistas na Alemanha. Poderá ser conferida em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Com o projeto "A vida em Berlim – um festival", a capital paulista promove uma semana com bandas, Djs, e artistas para mostrar a Alemanha como um país moderno e cosmopolita, livre de estereótipos.

O efeito mais importante do evento está a longo prazo. "O ano da Alemanha no Brasil não deve ser como fogos de artifício, que acabam rapidamente, mas sim, algo que tenha uma vida longa", espera Bader, diretor do Instituto Goethe.

Para isso, o Instituto Goethe já articulou iniciativas para que temas como economia, política e cultura continuem se desenvolvendo entre os dois países, mesmo após 2014.

Extraído do sítio Deutsche Welle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.