9 de maio de 2013

TER AMIGOS FAZ BEM À SAÚDE


Ter amigos faz bem à saúde pois eles atenuam a solidão e proporcionam bem estar físico e emocional. Em contrapartida, quem não tem amigos está mais propenso a sofrer de depressão, insônia, perda da capacidade cognitiva, Alzheimer e doenças do coração. Isto ocorre porque há um aumento no hormônio cortisol na corrente sanguínea, que com o passar do tempo facilita o surgimento destas doenças.

Ter um bom amigo confere sensação de estar integrado na sociedade e os bons momentos vividos com ele liberam serotonina na corrente sanguínea, que diminui a pressão arterial sendo benéfico para a saúde do coração, melhora do sono e diminuição o risco de depressão.

Para construir uma boa amizade é preciso que haja comunicação, tempo juntos, interesse por coisas semelhantes e disponibilidade para ajudar o outro no que for preciso, e estudos têm demostrado que é mais fácil fazer amigos na infância e na adolescência que na vida adulta, mas isto não é impossível, basta dedicação. O benefício que a amizade pode trazer para a saúde não depende da quantidade de amigos que se tem, mas sim da sua qualidade.

Referência Bibliográfica: CACIOPPO, J.T, et al. Loneliness and Health: Potential Mechanisms. Acesso em Maio, 2013.

Extraído do sítio Tua Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.