21 de maio de 2013

VAGÕES DO METRÔ DE MOSCOU RECEBEM NOVA EXPOSIÇÃO

A decoração palaciana das estações do metrô de Moscou é conhecida no mundo inteiro pela sua beleza e suntuosidade, que transforma o cotidiano dos cidadãos em um bonito passeio pelo subterrâneo da capital russa. Mas, desde 2007, o interior dos trens metroviários também virou uma atração à parte. A composição de cinco vagões conhecida como Aquarela, que circula pela linha Arbatsko-Pokrovskaia, reproduz uma verdadeira exposição de arte dentro do veículo, decorando-o com coleções mudadas a cada ano.

Esta semana os cidadãos de Moscou conheceram a mais nova exposição do metrô Aquarela, que recebeu as obras de pintores paisagistas como Isaac Levitan, Ivan Shishkin e Ivan Aivazovski. A mostra anterior da galeria de arte sobre trilhos foi dedicada ao aniversário de 200 anos da vitória russa sobre o exército do Imperador francês Napoleão Bonaparte. Desta vez, a coleção coincide com o centenário do Museu de Arte da Região Riazan. Os passageiros poderão conhecer algumas das obras mais marcantes da arte russa e europeia entre os séculos XVII e XX.

Os passageiros do metrô de Moscou podem curtir uma nova exposição a bordo do trem Aquarela
A diretora do museu, Marina Kotova, admite que escolher 35 obras da rica coleção de 15 mil peças não foi fácil. Segundo ela, a exposição no metrô foi montada de acordo com a disposição das telas nas salas do museu, ou seja, cada vagão sendo dedicado a um tema específico: três carros levam a arte da Rússia do início, meio e final do século XIX; um vagão é composto por obras do Museu de Ryazan; e o último expõe alguns gráficos russos, mostrando o trabalho de artistas como Kustodiev, Orlovsky, Sokolov e Kandinsky.

O trem Aquarela foi inaugurado no metrô da capital russa em 1° de junho de 2007 e, originalmente, deveria funcionar fora do horário de pico e nos caminhos mais curtos. Mais tarde, a galeria sobre trilhos passou a circular pelo comprimento total da linha e nas horas mais movimentadas da manhã.

Em meados de 2009, a exposição no trem foi atualizada pela primeira vez, apresentando obras da coleção do Museu russo e, em maio de 2010, foi substituída por reproduções de pinturas da coleção do Museu Pushkin. Em 2011, a coleção que decorou os vagões de Moscou foi composta por reproduções de pinturas do Museu de Arte Vyatskii. Já a exposição do ano passado homenageou os 200 anos da Guerra Patriótica de 1812, apresentando reproduções das exposições do Museu-Panorama Batalha de Borodino.

Portanto, para quem não conseguir aproveitar toda a exposição durante o seu trajeto, as atuais coleções do trem Aquarela ficarão expostas no metrô de Moscou durante o ano inteiro.

Extraído do sítio Diário da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.