15 de junho de 2013

A ARTE DE CURAR - Feng Ming

O Falun Gong é uma prática tradicional de qigong, conhecida por seus benefícios à saúde (The Epoch Times)

Normalmente, as pessoas fazem tudo o que podem para evitar doenças. Por isso temos tantas farmácias, clínicas e hospitais. Há três formas principais de prevenir ou tratar doenças: a medicina alopática ocidental, a medicina chinesa e o qigong.

A medicina alopática ocidental (distinta da homeopatia que tem sido praticada no Ocidente por mais de 200 anos) é atualmente o método mais popular dos três. Ela é constituída por um conjunto de teorias clínicas e estratégias de tratamento que incluem injeções, comprimidos, cirurgia e terapia de radiação.

Ao tratar os sintomas, a medicina alopática ocidental oferece tratamentos diretos e por vezes mecânicos para tratar um paciente. Por exemplo, uma febre é tratada com antipiréticos, uma inflamação com antibióticos e um tumor frequentemente com cirurgia.

A medicina chinesa, depois de florescer em tempos antigos e declinar nos tempos modernos, está atualmente ressurgindo. Diferente da abordagem direta usada pela medicina alopática ocidental, a medicina chinesa vê o corpo humano como um sistema integrado e usa esse conhecimento tradicional da rede de meridianos, a teoria do yin e yang, a teoria dos cinco elementos…

Com uma compreensão sistêmica e integral da saúde humana, os terapeutas da medicina tradicional chinesa (MTC) destacam variáveis que incluem viver em harmonia com o meio ambiente e a relação entre o corpo e a mente.

Por exemplo, os médicos da MTC veem que fortes emoções, como a raiva, podem causar danos ao fígado, enquanto o pânico pode lesar os rins. Portanto, a prevenção e o tratamento eficaz de doenças envolvem não apenas a medicina, mas também a autorregulação, que vai de controlar as alterações do humor e o temperamento ruim até escolher um estilo de vida equilibrado e harmonioso.

Eu tenho uma boa amiga professora universitária, cuja menstruação parou de repente. Ela sentia-se desconfortável e visitou médicos alopáticos muitas vezes. Os médicos consideraram o problema ginecológico e prescreverem uma série de medicamentos diferentes, mas os tratamentos não funcionaram.

Mais tarde, alguém recomendou que ela consultasse um médico experiente da MTC. Após o exame, o médico atribuiu seu mal-estar à energia inadequada no estômago. Ele prescreveu a MTC e o tratamento funcionou satisfatoriamente.

Pode parecer incomum que a causa de um sintoma ginecológico possa ser encontrada num problema do estômago, mas isso ocorre porque a MTC tem uma compreensão profunda da fisiologia energética e como a correspondência microssistêmica no corpo humano pode oferecer soluções alternativas com bom resultado.

O qigong, um termo aparentemente moderno, na verdade se refere a práticas de cultivo que têm uma história de milhares de anos. Quando nem a medicina ocidental ou a chinesa funcionavam, as pessoas, especialmente os asiáticos, tendem a buscar o qigong.

Para os iniciantes, o qigong parece envolver movimentos ou exercícios que regulam o qi ou energia vital. Uma compreensão mais profunda, no entanto, indica que a doença tem suas raízes no carma criado no passado. Portanto, para curar fundamentalmente uma doença, é preciso dissolver essa energia negativa. Além disso, é necessário ser gentil, verdadeiro e tolerante. Estas três virtudes fornecem a maneira mais fundamental de curar doenças.

Eu vi um paciente em Taiwan, uma mulher de meia-idade, que tinha câncer de mama. Após ela começar a praticar o Falun Gong, uma forma de qigong, enquanto meditava em tranquilidade, ela viu um ser que parecia um peixe prateado olhando-a com profundo ódio. Ela entendeu que no passado ela tinha matado essa entidade particular e seu ódio se manifestou como uma doença nessa dimensão.

Desde que ela começou a cultivar as três virtudes, o câncer de mama desapareceu. A MTC inclui o conceito de que o carma é acumulado como resultado de más ações ou prejuízos aos outros. O sofrimento é um meio de eliminar esse carma.

Extraído do sítio The Epoch Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.