12 de junho de 2013

"AS MULHERES NA LITERATURA" É O TEMA DA 14ª FEIRA DO LIVRO DE VENÂNCIO AIRES - Daiana Nervo


A comissão organizadora da 14ª Feira do Livro de Venâncio Aires, que acontece de 03 a 07 de setembro, no pavilhão de eventos São Sebastião Mártir, esteve reunida nesta semana para iniciar os preparativos para o evento. Organizada pelo SESC com apoio da Prefeitura Municipal, Unisc e Unimed, a feira em 2013 terá como tema “As mulheres na literatura”. Nomes de possíveis escritoras-patronas foram relacionados durante a reunião, bem como iniciada a formatação da programação.

Conforme a gerente do SESC local, Sandra Schifelbein, o lançamento da feira do livro esse ano deve acontecer no dia 5 de agosto, especialmente para as escolas venâncio-airenses. O objetivo é fomentar o Concurso Literário Municipal, que pretende reunir esse ano os melhores textos em um livro.

Espaços consagrados na última feira, como o Kids, espaço da Leitura, Rádio Feira do Livro e Ciranda Literária também estão garantidos para a edição 2013. A novidade deve ser a criação da “Casa do escritor venâncio-airense”, um espaço destinado especialmente para abrigar os escritores locais e suas produções literárias.

Com relação ao tema proposto, Sandra Shifelbein argumenta que o fato de termos uma mulher na presidência da República e ocupando, cada vez mais, espaço no mercado de trabalho, já seria justificável. “Na literatura, porém, onde muitas mulheres desbravaram movimentos importantes e outras por muito tempo assinaram seus textos com codinomes masculinos, essa valorização é ainda mais importante”, ressalta.

O vice-prefeito e secretário municipal da Cultura, Esportes e Turismo, Giovane Wickert, participou do encontro e acrescenta a preocupação de manter a tradição de qualidade da feira, ampliando a cada ano a sua programação. “Nossa intenção é seguir em uma crescente, sempre agregando mais atrações e ampliando a abrangência e a importância da nossa feira no cenário literário gaúcho”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.