11 de junho de 2013

CASA FERNANDO PESSOA COMEMORA 125 ANOS - Zita Ferreira Braga

Casa Fernando Pessoa festeja 125 anos do poeta
O Festival do Desassossego, que acontece pela primeira vez e que tem como objectivo celebrar os 125 anos do nascimento de Fernando Pessoa tem o seu início a 11 de Junho, prolongando-se por três dias na Casa Fernando Pessoa, em Campo de Ourique, aquela que foi a última residência de Pessoa, depois de ter "deambulado" pela cidade, em quartos alugados na Estefânia ou no Príncipe Real, conforme declarou à agência Lusa Marina Tavares Dias.

De terça a quinta feira este Festival conta com a exibição de filmes, leituras, debates e a apresentação do livro Fernando Pessoa & Ofélia Queiroz: correspondência amorosa completa 1919-1935, coordenado por Richard Zenith, distinguido o ano passado com Prémio Pessoa.

Esta obra foi publicada no Brasil pelas Edições Capivara e é agora em Portugal, com a chancela da DinaLivro, sendo apresentada pelas 17:00 de dia 12 de Junho.

O Festival Desassossego abrirá pelas 16:00 do dia 11 de Junho, com a exibição do filme brasileiro “Pessoa, Pessoas”, seguindo-se a sessão inaugural com a participação da directora da Casa Fernando Pessoa, Inês Pedrosa, do embaixador do Brasil em Lisboa, Mário Vilalva, o presidente da Câmara Municipal, António Costa, e a vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto.

Ao longo dos três dias de Festival pela casa em Campo de Ourique, na rua Coelho da Rocha, vão passar poetas, literatos, especialistas na obra plural de Fernando Pessoa e actores, entre eles, o escritor brasileiro Amílcar Bettega, o poeta Gastão Cruz, a poeta Golgona Anghel, os escritores Jacinto Lucas Pires, José Luís Peixoto, Maria Manuel Viana, a poeta Maria do Rosário Pedreira e a escritora Teolinda Gersão, lê-se na nota de imprensa.

Para quinta feira estão previstos dois debates e um concerto de Jorge Palma que fechará o Festival do Desassossego.

Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa, no dia 13 de Junho de 1888, e é o autor de uma obra vasta e plural, escrita em português e também em inglês.

O autor publicou poucos textos em vida, um deles foi “Mensagem” (1934), tendo a maior parte da sua obra sido publicada na segunda metade do século XX, e ainda hoje continuam a surgir inéditos.

Numa nota biográfica que escreveu meses antes de morrer, em Lisboa em Dezembro de 1935, Pessoa afirmou-se poeta e escritor "por vocação".

Extraído do sítio Jornal Hardmúsica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.