8 de junho de 2013

CARTAS DE LENNON E PRECIOSIDADES DA LITERATURA TAMBÉM SÃO ATRAÇÕES DA BIBLIOTECA DO SENADO - Nelson Oliveira

Nem só de direito vive o usuário da Biblioteca do Senado, que em seu nome homenageia um grande bibliófilo, o acadêmico Luiz Viana Filho, senador falecido em 1990. Colecionador de livros raros, preciosidades da literatura e da história, ele deixou uma coleção de 11.749 volumes, que foi adquirida pelo Senado e incorporada ao acervo da biblioteca.


Entre os títulos adquiridos em maio estão uma biografia de Fidel Castro e um volume com cartas de John Lennon. A diretora da instituição, Helena Celeste Vieira, diz que livros de literatura e biografias fornecem matéria prima para discursos e, por essa razão, têm grande interesse para parlamentares e assessores.

No caso do cientista político e professor emérito da Universidade de Brasília (UnB) Vamireh Chacon, que presta assessoria no Senado, o interesse maior é a história. Um frequentador assíduo da biblioteca é ele próprio autor de obras presentes nas estantes da biblioteca. Uma delas narra a história do Senado.

- Essa é uma das melhores bibliotecas parlamentares do mundo - atesta Chacon.

O conceito de excelência da instituição é compartilhado pelos senadores. Alvaro Dias (PSDB-PR) só lamenta que não tenha muito tempo para consultar o acervo ele mesmo.

- É bom que a biblioteca continue se renovando - assinalou.

O público externo que frequenta a biblioteca é formado em grande parte por estudantes e cidadãos que se preparam para concursos. Eles só podem consultar as obras. Os empréstimos são restritos a parlamentares e servidores efetivos ou comissionados.


Na quinta-feira (6), Alexandre Viana, já formado em Relações Internacionais, dedicava-se à leitura de material preparatório para o concurso da Polícia Federal:

- Venho aqui porque há muito material de pesquisa e o ambiente é silencioso.

As sugestões para a aquisição de livros são colhidas junto a parlamentares e consultores, mas qualquer funcionário pode enviar ideias sobre bons livros. Também nesse caso é vedada a participação dos usuários externos:

- Muita gente pedia que comprássemos livros de auto-ajuda explica Helena Vieira.

Extraído do sítio Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.