8 de junho de 2013

DICA: AS MEMÓRIAS PERDIDAS DE JANE AUSTEN

Um dos maiores nomes da literatura inglesa, Jane Austen escreveu clássicos como Orgulho e preconceito. Embora seus livros tenham interessantes histórias de amor, a vida amorosa da autora nunca foi considerada notável. Esse foi o ponto de partida para Syrie James, estudiosa de Austen, criar uma versão romanceada sobre a vida da aclamada escritora. E se memórias escritas pela própria Austen fossem descobertas, em um antigo sótão, revelando um grande caso de amor?


Como toda grande história romântica, ela é tortuosa, marcada por encontros, desencontros, risos e lágrimas. E, como tudo relacionado a Jane Austen, o leitor também encontrará nela uma boa dose de humor espirituoso e crítica social. Escrito em um estilo próximo ao da própria escritora britânica, As memórias perdidas de Jane Austen é um livro surpreendente, irresistível para qualquer um que ame Jane Austen – ou grandes romances. A obra já teve direitos de tradução vendidos para 14 países.

A vida de Jane Austen, autora de clássicos da literatura inglesa, como Orgulho e preconceito, foi sempre considerada insípida comparada às tramas de seus brilhantes romances. Ela nunca se casou, e os únicos registros sobre amores de que se têm notícias são sobre uma paixão juvenil por Tom Lefroy, amigo de seu irmão Henry. 

Mas e se o silêncio possuir um significado maior do que qualquer grande declaração? E se ela tiver escondido deliberadamente os vestígios de seu verdadeiro amor? E se agora, séculos depois, memórias escritas pela própria Jane Austen finalmente fossem descobertas? Esta é a premissa deste encantador romance, que procura os segredos da vida de um dos maiores nomes da literatura inglesa. 

Jane Austen havia desistido de escrever quando, com uma virada do destino, durante uma viagem a Lyme, conhece o culto e charmoso Sr. Ashford, um homem perfeitamente compatível com ela, tanto em inteligência quanto em temperamento. Inspirada pelos cenários e pelas pessoas a seu redor, e encorajada pela confiança que o novo amigo tem em sua escrita, Jane começa a revisar suas obras antigas, como Razão e sensibilidade, uma história iniciada anos antes, na esperança de publicá-las.

Jane Austen era conhecida por se inspirar na própria vida para escrever, e Syrie James brilhantemente decidiu fazer o caminho inverso: se baseou em passagens, diálogos e dilemas presentes nos livros para criar situações que poderiam ter acontecido com a escritora, assim reconstruindo sua vida, seu relacionamento com a família, a dificuldade em ser publicada, principalmente por escrever romances, e – acima de tudo – sobre seu grande amor.

Hábil e perspicaz, escrito em um estilo próximo ao da própria Jane Austen, esta inesquecível obra oferece um encantador panorama que demonstra a inspiração das admiráveis histórias da escritora. Um livro notável, irresistível para qualquer um que ame Jane Austen – ou grandes romances.

SYRIE JAMES é uma estudiosa de Jane Austen e admiradora de longa data do trabalho da prestigiada autora. Membro do Writers Guild of America, Syrie é roteirista e dramaturga. As memórias perdidas de Jane Austen é seu primeiro trabalho de ficção histórica. Mora em Los Angeles com o marido e os dois filhos.

Extraído do sítio Revista Voto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.