16 de junho de 2013

DÜSSELDORF: UM PASSEIO PELA METRÓPOLE DA MODA E DA ARTE


Com seus museus de arte, a capital da Renânia do Norte-Vestfália proporciona acesso a obras de renomados artistas, além de reunir os mais variados designers de moda e uma arquitetura imponente.

Da torre Rheinturm, o principal ponto de referência de Düsseldorf, aos museus de arte moderna, passando pela avenida mais badalada da Alemanha, a Kö. Uma visita à cidade às margens do rio Reno, que leva o nome de Düsseldorf graças a um pequeno rio não muito longe dali, o Düssel, vale a pena quando o intuito é conhecer as diferentes faces da Alemanha.

Um passeio de barco proporciona um outro ângulo à cidade de Düsseldorf. No bairro Medienhafen, às margens do Reno, é possível ver construções de renomados arquitetos, como do britânico William Allen Alsop. Os edifícios de Frank O. Gehry, com sua fachadas curvas e saliências, são um marco na arquitetura.

Cena cultural

A antiga sede do governo do estado da Renânia do Norte-Vestfália leva hoje o nome de K21 e abriga um dos muitos museus de arte moderna da cidade. O centro da criação artística de Düsseldorf é a Kunstakademie, a academia nacional das artes. Considerada uma das principais fontes de talentos do mundo, ela foi fundada em 1773 pelo príncipe-eleitor Carl Theodor. Desta instituição saíram nomes como Josef Beuys e Gerhard Richter.

Para abrigar a gigantesca coleção artística do Estado da Renânia do Norte-Vestfália foi necessário construir, em 1986, um prédio bem no centro da cidade. Ele foi batizado de K20. Neste, o forte são pintores expressionistas como Wassily Kandinsky, Ernst Ludwig Kirchner e Paul Klee.

Metrópole da moda

Düsseldorf também é sede da Fashion Net, um encontro da indústria da moda. Com showrooms e desfiles de moda, são apresentadas por ano até três mil coleções.

Outro local válido de uma visita é a Königsallee, avenida carinhosamente chamada apenas de Kö. A avenida cercada de butiques de luxo é passarela da moda o ano inteiro.

Extraído do sítio Deutsche Welle


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.