30 de junho de 2013

EXPOSIÇÃO FAZ HOMENAGEM A LUIS FERNANDO VERISSIMO

Mostra é composta por 19 painéis focados nos personagens do cronista.

Luis Fernando Verissimo: uma homenagem por cima dos panos é a exposição que o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) e a Maria Rita Caminhos Culturais inauguram, na próxima sexta-feira, 5, às 19 horas, inspirada na obra do escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo. A mostra é composta por 19 painéis focados nos personagens do cronista, com técnicas de tapeçaria de recorte, bordado, aplicação e papel artesanal. 

A visitação, com entrada gratuita, ficará aberta ao público até o dia 28 de agosto, na sala O Arquipélago do CCCEV, no 1º andar do prédio, que fica na rua dos Andradas, 1.223, Centro Histórico de Porto Alegre. 

A ação inclui, ainda, uma exposição de fotografias de autoria de Dulce Helfer, com o título Luis Fernando Muito verdadeiro, que será exibida no mesmo período, no mezanino do 1º andar (cafeteria). O CCCEV funciona de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e aos sábados, das 11 às 18 horas. 

Maria Rita Webster, administradora cultural, diretora do Maria Rita Caminhos Culturais e do site Memória Têxtil, diz que "homenagear Luis Fernando Verissimo é fácil: méritos não faltam, sobram oportunidades. Difícil é encontrar abordagem à altura do homenageado". Segundo ela, a exposição foi concebida como uma afetiva releitura visual da obra do mais querido cronista e humorista do Brasil, e apresenta a criação de 20 artistas têxteis em atividade em Porto Alegre e interior do RS e SP. 

Programação especial

O projeto, com patrocínio do Grupo CEEE, integra uma programação especial de dois meses no CCCEV, que reúne atividades e eventos culturais em homenagem ao escritor. Neste ano, ainda, haverá outras duas exposições, uma edição do projeto Literatura Grande do Sul, um Encontros com o Professor e uma palestra sobre a vida e obra de Luis Fernando Verissimo. 

A maioria dos painéis mede 1,20m x 1,80m e a exposição está formatada em núcleos, numa delas com seis dos principais personagens: Analista de Bagé, Velhinha de Taubaté, Ed Mort, Dora Avante, Família Brasil e as As Cobras. Há, ainda, quatro núcleos paralelos, contemplados com pelos assuntos: crônica, Sexa; romance, Gula - O Clube dos Anjos; Poemas, Poesia Numa Hora Dessas?!; e Cartum, Cabeça de Leitor. 

Além de livros e personagens, há um perfil e um retrato: Perfil: As Paixões de LFV; e Retrato: Algumas Linhas Sobre o Autor. Para acrescentar um efeito "sonoro" no ambiente, uma das artistas concebeu a instalação em papel machê: Ah!Ah!Ah!. A homenagem conta também com uma criação especial, que é a Linha do Tempo, pontuada com dados significativos da trajetória do autor. "O trabalho tem nove metros e impressiona pela extensa produção de Verissimo", finaliza Maria Rita. Por fim, há as Vitrines: Memorabilia Pessoal, com objetos pessoais do autor.

Extraído do sítio GAZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.