6 de junho de 2013

FEIRA DO LIVRO DE ALEGRETE: TUDO PRONTO PARA A FESTA DO SABER

Iotti
A Prefeitura de Alegrete, através da Diretoria de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura, e o SESC finalizaram a programação que será desenvolvida de 05 a 09 de junho, na 34ª Feira do Livro de Alegrete, a ser realizada mais uma vez no Largo do Centro Cultural Adão Ortiz Houayek.

O patrono desta edição será o professor Carlos Jorge Appel, por duas vezes secretário de Estado da Cultura, que proferirás duas palestras no evento: “Semeando ideias para uma cidade leitora”, tema da Feira, no dia da Abertura Oficial (5), e “A Literatura entre os meios de comunicação social – redes sociais”, no dia 06, às 9h. Será homenageado especial desta edição Luis Demolvão Abreu, o Funcho, criador da Biblioteca Comunitária.


Henrique Bragamonte, diretor de Cultura do Município, ressalta a diversidade de atividades do evento, contemplando diferentes públicos. “Alegrete caracteriza-se por ser uma cidade leitora e a Feira do Livro tem que ser representativa desta característica”, avalia. O prefeito Erasmo Guterres Silva convida a população a voltar à praça: “a nossa feira vem crescendo a cada ano e a tendência neste ano é ser ainda melhor”.

O patrono - o escritor Carlos Jorge Appel nasceu na cidade catarinense de Brusque. Em 1957, se licenciou em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especializou-se em Literatura Hispano-Americana Universidad de la República del Uruguay, e, voltando a Porto Alegre, se tornou professor de Literatura Brasileira na UFRGS. Entre 1987 e 1991 foi secretário de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, cargo que voltou a exercer em 1996 e 1997. Entre alguns de seus livros publicados, destacam-se Memórias do Coronel Falca, O romance de 30 e Os 90 anos de Cyro Martin. Appel é diretor cultural da Editora Movimento, desde sua fundação, em 1967. Concomitantemente às demais atividades, escrevia como crítico literário para os jornais Correio do Povo, Correio da Manhã (do Rio de Janeiro) e O Estado de São Paulo, além de outras publicações nacionais e internacionais. Participou de congressos internacionais de Crítica Literária, patrocinados pela Unesco, em Helsinki (Finlândia) e Madrid (Espanha), falando sobre "O papel do crítico literário num país de III Mundo" e "O crítico literário ante a literatura dos principais países europeus".

O patrono da Feira Carlos Jorge Appel
Palestra Show - uma das atividades mais aguardadas da Feira do Livro é a Palestra Show, que este ano estará a cargo do chargista Iotti, criador do célebre personagem Radicci. Será no sábado (08 de junho), às 19h30min.

Carlos Henrique Iotti (Caxias do Sul, 27 de fevereiro de 1964) é um jornalista e cartunista brasileiro. É mais conhecido como o criador do personagem Radicci. Aos dezesseis anos procurou fazer carreira com o desenho e, depois de concluir o curso de Jornalismo na UFRGS, criou os primeiros personagens. Em 1983, no jornal Pioneiro, nasceu Radicci, talvez o mais popular de seus personagens (depois veio a família do Radicci: a mulher Genoveva, o filho Guilhermino, o pai Anacleto e outros).

Radicci nasceu meio super-herói, mas acabou mudando, e encarnou o mais legítimo colono italiano. O personagem Radicci esteve em rádios, revistas, televisão e na Copa do Mundo. Em 1997, Iotti ganhou o HQ Mix, prestigiado prêmio de quadrinhos brasileiro.

Troféu Girassol - a Feira do Livro promove também o Concurso de Crônicas Daniela Cunha, oferecendo aos vencedores o troféu Girassol. O concurso é voltado para o público em geral, a partir dos 14 anos. Os professores foram convocados a divulgar nas escolas. Foram definidos dois temas, conforme o grau de ensino. Os alunos do Ensino Fundamental abordarão “Semeando caminhos para uma cidade leitora”, mesmo tema da Feira do Livro. As crônicas deverão ter no mínimo, uma lauda. Já os alunos do Ensino Médio, abordarão o Centenário do poeta Vincius de Moraes, em – no mínimo – duas laudas.

As inscrições, assim como informações mais detalhadas podem ser feitas na Biblioteca Mario Quintana, do Centro Cultural de Alegrete.

Espaço de oficinas - o poeta e escritor Mário Pirata marcará presença mais uma vez na nossa Feira. Ele ministrará a Oficina literária “Jogos e Exercícios de Expressão e Linguagem”, na Sala SESC, das 09h às 12h. A oficina tem como público alvo os Professores e são 30 vagas disponíveis. No dia 07 (sexta-feira), a partir das 15h, Monika Papeuscu apresentará “Imagens da Palavra”, sobre Ilustrações, para alunos do 5º e do 6º ano, com 60 vagas disponíveis. O médico e escritor alegretense Alexandre Alves, no sábado (08), das 13:30h às 18h, ministrará a Oficina de Criação de Conto, para um público acima dos 15 anos, com 20 vagas a serem preenchidas.

OUTRAS ATIVIDADES

Balaio Literário: trata-se de um balaio de vime contendo produções literárias de escritores da cidade e região. As produções podem ser retiradas gratuitamente: Contos, crônicas, poesias, dramaturgia, etc.

Projeto Cultura da Paz - Uma Arma por um livro: em sua segunda edição, o projeto objetiva promover a cultura da paz através da troca de uma arma de brinquedo por um livro. É coordenado pelo Núcleo de Acompanhamento Pedagógico da SMEC e pelo Sesc.

Projeto Cultura nas Estradas – Biblioteca Virtual (a maior biblioteca virtual sobre rodas no Brasil): na biblioteca, crianças terão contato com diversos tablets e e-books e outros equipamentos de leitura dentro das novas tecnologias. A biblioteca também conta com um acervo de livros impressos.

Intervenções Cênico-literárias – projeto Cultura nas Estradas / Passo Fundo: intervenções cênicas na feira realizadas por personagens literários.

Lançamentos de livros: autores como Tibério Vargas Ramos, Edson Paniágua, Esther Bueno, Ricardo Duarte e Paulino Fernandes.

Cine SESC: projeção de documentários e curtas-metragens, inclusive produzidos em Alegrete.

Escolas: a produção artístico-cultural das escolas do Município terá amplo espaço no Lonão de Idéias, conforme consta na programação da Feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.