3 de junho de 2013

FILME BIOGRÁFICO DE HILLARY CLINTON AGITA AS ÁGUAS ANTES MESMO DE CHEGAR AO CINEMA - Ana Dias Cordeiro

Rodham é o provável título do filme, que sairá em 2016, ano de Presidenciais nos EUA.

A imagem que inspirou o argumento LEE BALTERMAN—TIME & LIFE PICTURES/GETTY IMAGES
Uma fotografia a preto e branco de uma muito jovem Hillary Clinton ainda estudante com óculos de lentes grossas terá inspirado o jovem e relativamente pouco conhecido guionista sul-coreano Young Il Kim a escrever uma história de vida da antiga primeira-dama e possível futura candidata a Presidente dos Estados Unidos. O guião entrou na lista de 2012 dos melhores argumentos nunca produzidos. O lançamento do filme, entre o romance e a história política, com o escândalo do Watergate em fundo, foi entretanto anunciado para 2016, o mesmo ano em que Hillary poderá ser a candidata escolhida do Partido Democrata às presidenciais.

No filme, Hillary Rodham é apresentada como uma jovem loira com um "horrível corte de cabelo e cujo rosto está em parte escondido por um par de óculos também ele horrível com lentes tipo fundo de garrafa”, como revelou o The Daily Beast, que espreitou o guião e diz que o filme está a gerar um burburinho em Hollywood e Washington DC.

A questão é saber como será a antiga primeira-dama representada e como poderá o filme influenciar a provável aposta presidencial de Hillary. O argumento não estará ainda finalizado mas se dominar o tom que perpassa os poucos excertos publicados pelo The Daily Beast, a imagem de Hillary Rodham Clinton não sairá beneficiada.

A equipa de produtores da série Twilight, Wyck Godfrey e Marty Bowen está envolvida no projecto. E James Ponsoldt, criador deSmashed e de The Spectacular Now, filme premiado no Festival de Cinema de Cinema de Sundance, será o realizador. Os actores Jake Gyllenhaal, Tobey Maguire, James Franco ou Jeremy Renner podem vir a vestir a pele de Bill Clinton, descrito no guião como um “viking” de juba e barba comprida.

Mas é no papel de Hillary que se centram as atenções em Hollywood e Washington DC. Scarlett Johansson, Reese Witherspoon, Amanda Seyfried e Jessica Chastain são as actrizes para a escolha dum papel que o britânico The Guardian considera de alto risco.

Na fotografia que inspirou Young Il Kim, Hillary ainda é Hillary Rodham. E o filme é um regresso ao passado na vida daquela que viria a ser primeira-dama durante os dois mandatos de Bill Cinton (1993- 2001), senadora por Nova Iorque até 2009 e candidata derrotada por Barack Obama à eleição presidencial pelo Partido Democrata em 2008. Obama escolheu-a para chefe da diplomacia no primeiro mandato.

Rodham mostrará Hillary nos anos em que foi advogada e membro da equipa de investigação que aconselhou a comissão de inquérito parlamentar ao escândalo Watergate, que levou à destituição do Presidente Richard Nixon em Agosto de 1974. É nesse ano que se centra ou começa esta biografia de Clinton nos ecrãs. Ou nessa década, que se segue aos anos de Yale, onde Hillary se licenciou em Direito.

Depois da destituição de Nixon e de cumprida a tarefa junto da comissão de inquérito, o projecto de Hillary oscilava entre as ambições profissionais e o apelo de Washington DC e os desejos pessoais de ficar no Arkansas, onde Bill Clinton iniciava a carreira política e viria a ser governador na década de 1980. Hillary ajudou-o assim que terminou o trabalho junto da comissão do Watergate. E mais tarde quando ele foi candidato e depois Presidente. Como primeira-dama foi também o rosto da proposta da reforma da saúde para um sistema universal, depois chumbado pelo Congresso.

Extraído do sítio Público.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.