23 de junho de 2013

FRIO AUMENTA EM 30% O RISCO DE INFARTO E PODE ATÉ MATAR


Sabe quando alguém diz que vai “morrer de frio” para enfatizar a baixa temperatura do clima? Será que é só força de expressão ou realmente isso pode acontecer? Para responder essa e outras perguntas sobre o que acontece com o nosso corpo no inverno, o Blog da Saúde traz uma entrevista com o cardiologista Dr. Hélio Castello.

De acordo com o cardiologista, no inverno, a baixa temperatura provoca a contração dos vasos sanguíneos (vasoconstrição), que levam sangue oxigenado aos órgãos e tecidos, dentre eles cérebro e coração. “Isso acarreta a elevação dos níveis de pressão arterial, aumentando os riscos de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC), além do fato de que no clima frio o ar está mais poluído impondo outro risco para o aparelho cardiovascular”.

Pessoas que estão expostas a muito frio como, por exemplo, moradores de rua, correm sérios riscos de evoluir para a hipotermia – queda brusca e rápida de temperatura corporal -, causando arritmias graves e até a morte.

Segundo alguns estudos, o clima mais frio com temperaturas em torno de 14 graus, aumenta em 30% o risco de infarto do miocárdio e, além disso, favorece a descompensação da hipertensão arterial e a presença de arritmias, favorecendo em quase 50% o risco de eventos cardiovasculares, quando comparado ao clima mais quente.

Castello explica que em temperaturas extremas os mais velhos correm mais riscos. “Os idosos são muito sensíveis às mudanças de temperatura e sofrem tanto em climas muito frios como muito quentes. Além disso, é comum estes pacientes já apresentarem doenças cardiovasculares e sofrerem descompensações clínicas graves em temperaturas extremas”, diz.

Somados ao frio, existem outros fatores que podem agir como “trampolim” para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O cardiologista alerta: “qualquer fator de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares podem intensificar o quadro e desencadear problemas. Além disso, em dias mais frios, as pessoas tendem a ter alimentação mais calórica e abolir a atividade física aumentando o risco”.

Vale destacar dois importantes pilares para evitar doenças cardiovasculares: a alimentação e a atividade física. No inverno, mantenha seus hábitos alimentares saudáveis, agasalhe-se bem e faça algum exercício físico. Ao sinal de incômodo e dores, procure um médico.

Extraído do sítio Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.