17 de junho de 2013

INTELECTUAIS BRASILEIROS LAMENTAM A MORTE DA ESCRITORA TATIANA BELINKY

Literata russa vivia no Brasil e se dedicou ao público infanto-juvenil.


Intelectuais brasileiros lamentaram profundamente a morte da escritora Tatiana Belinky, no sábado, 15. Para a intelectualidade brasileira, ela deixa um grande vazio no meio literário, especialmente na literatura infanto-juvenil à qual se dedicou.

Tatiana Belinky estava internada há 11 dias no Hospital Alvorada, em São Paulo, que não divulgou a causa da morte. O sepultamento foi realizado no domingo, 16, no cemitério israelita da Vila Mariana, na capital paulista.

Autora de mais de 250 livros, Tatiana Belinky nasceu em Petrogrado, hoje São Petersburgo, na antiga União Soviética, em 18 de março de 1919, e quando tinha 10 anos, sua família mudou-se para o Brasil, onde fixou residência em São Paulo. Posteriormente, obteve a cidadania brasileira.

Fluente em russo, alemão, letão e português, Tatiana Belinky trabalhou como secretária e correspondente bilíngue (português e inglês). Aos 20 anos, começou a cursar Filosofia na Faculdade São Bento, mas abandonou o curso para se casar com o médico e educador Julio Gouveia, em 1940. O casal teve dois filhos.

Em 1948, começou a trabalhar em adaptações, traduções e criações de peças infantis para a prefeitura de São Paulo em parceria com o marido. Em 1952, o casal encenou a peça “Os Três Ursos”, adaptada para a TV, por encomenda da direção da TV Tupi de São Paulo. O êxito deste trabalho fez com que Tatiana e Júlio passassem a se dedicar à literatura e ao teatro infanto-juvenil, também com enfoque para a televisão. Na emissora, onde permaneceram até 1966, eles realizaram a primeira transposição para a televisão de “O Sítio do Picapau Amarelo”, de Monteiro Lobato.

Em 1972, Tatiana começou a trabalhar na TV Cultura de São Paulo e para grandes jornais paulistas, como Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, escrevendo artigos, crônicas e crítica de literatura infantil.

O ano de 1985 marcou o início de sua carreira literária e, em 1987, publicou o primeiro livro, “Limeriques”, pela editora FTD, baseando-se nos limericks irlandeses. A partir dessa publicação, teve início uma vasta obra que resultou em mais de 250 livros, dos quais se destacam, além também “Coral dos Bichos”, “O Grande Rabanete”, “Di-versos russos”, “Limerique das Coisas Boas”, entre outros.

Em 15 de abril de 2010, Tatiana Belinky tomou posse na cadeira 25 da Academia Paulista de Letras.

Extraído do sítio Diário da Rússia

Ler também:
Folha de S. Paulo: Tatiana Belinky vive em sua obra - Marisa Lajolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.