6 de junho de 2013

MINILIVROS PROVAM QUE LITERATURA NÃO TEM TAMANHO - Erenice de Oliveira

Banca Os menores Livros do Mundo estreia na edição deste ano.

Micro-obras custam 23 reais em banca da Feira do Livro. Foto: Vinicius Carvalho/GES

Canoas - Conhecimento é um caminho sem retorno e sua dimensão tem difícil definição. Mas, para provar aos leitores que literatura não tem tamanho, a Feira do Livro de Canoas traz entre suas novidades a banca da editora Os Menores Livros do Mundo. Instalado no Calçadão, o espaço oferece minilivros com obras completas que vão desde clássicos consagrados da literatura mundial até a Bíblia Sagrada (o mais lido) passando pelos dicionários e infantis, esses com ilustrações . 

Entre os títulos, que custam 23 reais, o público irá encontrar Fernando Pessoa: Poemas Completos de Alberto Caeiro e Mensagem e O Pequeno Príncipe, que traz ainda a biografia do autor Antoine de Saint-Exupéry. Também é possível conhecer “o menor livro do mundo”, um exemplar de 1X05 centímetro da publicação maior do catolicismo. O expositor Fidel Jimenez, um peruano que mora há um ano no Brasil, comenta a delicadeza do acabamento de cada obra. “Todos são feitos à mão e com lombada em alto-relevo.”

Ideia peruana

A ideia de produzir pequenas obras de arte para divulgar a literatura universal nasceu no Peru em 1970 pelo empresário Alberto Briceño. Os livrinhos são coloridos e a editora Os Menores Livros do Mundo, dirigida pelo peruano Elias Avilio e a esposa Xênia Morocho, garante que todos são legíveis, sem a necessidade de lupa.

Também o conteúdo das publicações é completo e elas são confeccionadas nos idiomas espanhol, português, francês, italiano e inglês e são comercializados em 82 países. Os pequenos exemplares medem 5 cm x 6 centímetros. Para melhor guardar os pequenos exemplares, também estão à venda miniaturas de estantes em madeira maciça que custam de 58 a 203 reais.

Extraído do sítio Jornal NH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.