8 de junho de 2013

"O GRANDE GATSBY" GANHA QUARTA VERSÃO

Robert Redford e Mia Farrow já viveram personagens principais da trama. Com Leonardo DiCaprio, filme de Baz Luhrmann estreou nesta sexta (7).

Pôsteres de 'O grande Gatsby' na versão de 1974, à esquerda, e de 2013 à direita (Foto: Divulgação)
"O grande Gatsby", uma das obras mais conhecidas da literatura norte-americana, escrita por F. Scott Fitzgerald, ganha um novo longa-metragem nas mãos do australiano Baz Luhrmann. O filme estrelado por Leonardo DiCaprio chegou aos cinemas brasileiros nesta sexta-feira (7).

Antes dele, os cineastas Jack Clayton, Elliott Nugent e Herbert Brenon também criaram suas versões. A mais famosa delas é a de Clayton, lançada em 1974, com Robert Redford e Mia Farrow nos papéis do casal Jay Gatsby e Daisy Buchanan.

Abaixo, veja quais atores já viveram os protagonistas de "O grande Gatsby":

Jay Gatsby

Da esq. para dir., os atores que viveram Jay Gatsby no cinema: Warner Baxter, em 1926; Alan Ladd, na versão de 1949; Robert Redford, no filme de 1974; e Leonardo DiCaprio no longa que estreia sexta (Foto: Divulgação)
O personagem que dá título à história, Jay Gatsby, é um homem rico e misterioso. Seus vizinhos não sabem de onde ele veio, mas frequentam suas festas glamourosas. Warner Baxter foi o primeiro a encarar o papel no filme mudo de 1926, seguido de Alan Ladd, no longa de 1949. Mas foi Robert Redford que ficou marcado em 1974, com seu charme de galã da época, pelo homem obcecado por Daisy Buchanan. Agora, Leonardo DiCaprio se responsabiliza por dar vida ao famoso Gatsby.

Daisy Buchanan

Da esq. para dir., as atrizes que já interpretaram Daisy Buchanan no cinema: Lois Wilson, em 1926; Betty Field, em 1949; Mia Farrow, na versão de 1974; e Carey Mulligan na de 2013 (Foto: Divulgação)
A mocinha bela e rica Daisy Buchanan foi interpretada por Lois Wilson, em 1926, e por Betty Field em 1949. Prima de Nick Carraway e casada com Tom Buchanan, Daisy ganhou vida através da atriz Mia Farrow que, em 1974, já tinha estrelado o terror "O bebê de Rosemary" (1968). Na adaptação de Luhrmann, Carey Mulligan foi a escolhida para o papel da conquistadora de Gatsby.

Nick Carraway

Da esq. para dir., os atores que foram Nick Carraway no cinema: Neil Hamilton, em 1926; Macdonald Carey, em 1949; Sam Waterston, em 1974; e Tobey Maguire em 2013 (Foto: Divulgação)
Nick Carraway é o narrador da história de F. Scott Fitzgerald. Vivido por Neil Hamilton em 1926, por Macdonald Carey em 1949, e por Sam Waterston em 1974, ele é a ligação entre os personagens principais. Desta vez, o escolhido para o papel do homem fissurado por Gatsby é Tobey Maguire, conhecido pela trilogia "Homem-Aranha".

Tom Buchanan

Bruce Dern, em 1974, e Joel Edgerton, em 2013, deram vida ao personagem Tom Buchanan no cinema (Foto: Divulgação)
Milionário e casado com Daisy Buchanan, Tom é o marido infiel. Ele trai sua mulher com Myrtle Wilson. O personagem já foi vivido por Hale Hamilton, Barry Sullivan, Bruce Dern e Joel Edgerton.

Myrtle Wilson

Karen Black, em 1974, e Isla Fisher, em 2013, interpretaram a personagem Myrtle Wilson no cinema (Foto: Divulgação)
As atrizes Georgia Hale, Shelley Winters, Karen Black e Isla Fisher interpretaram a personagem Myrtle Wilson no cinema. Myrtle é casada com George, mas tem um caso com o milionário Tom Buchanan, o que lhe causará um fim trágico.

Cartazes de 'O grande Gatsby' na versão de 1926, à esquerda, e de 1949 à direita (Foto: Divulgação)
Extraído do sítio G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.