12 de junho de 2013

OBRAS-PRIMAS DO VATICANO VÃO SER EXPOSTAS NO RIO DE JANEIRO DURANTE JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

O Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro inaugura a partir de hoje (11) uma exposição de obras-primas do Vaticano, no âmbito da próxima Jornada Mundial da Juventude que decorre na ‘Cidade Maravilhosa’.

Marta e Maria Madalena, de Caravaggio, um dos artistas que terão obras exibidas na exposição. (Cea. / Creative Commons)
A mostra de arte religiosa, intitulada ‘Nas Pegadas do Senhor’, é, segundo especialistas, a mais importante já realizada na América Latina, refere o site das Jornadas, evento que decorre de 23 a 28 de julho com a presença, esperada, do Papa Bento XVI.

Os organizadores acreditam que os visitantes vão encontrar uma “catequese” feita por pintores e escultores que vivenciaram a história da arte religiosa.

A exposição, que fica patente de 11 de junho a 15 de setembro, obedece ao lema do encontro, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, e divide-se em quatro secções.

Na primeira, ‘Cristo: via de Salvação’, são apresentados temas como a ‘Paixão de Cristo’, ‘Ressurreição’, ‘Incredulidade de Tomé’, ‘Cristo e a Adúltera’ e a ‘Parábola do Filho Pródigo’, com quadros assinados por Beato Angélico, Melozzo da Forlì, Leonardo da Vinci, Bernini e Correggio, entre outros.

A segunda parte, ‘Vocação e Missão dos Apóstolos’, inclui um díptico com Pedro e Paulo, do século III a IV, enquanto que a terceira secção, dedicada à Virgem Maria, cruza Ocidente e Oriente com obras de Miguel Ângelo, Pinturicchio e Perugino, além de ícones bizantinos.

Annibale Carracci, Guido Reni e Caravaggio são os criadores convocados para a última etapa da exposição, ‘Os Santos: modelos a imitar’, que compreende pinturas e relicários.

O diretor dos Museus do Vaticano, Antonio Paolucci, reuniu-se a 16 de janeiro com coordenadores da Jornada Mundial da Juventude e a diretora do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, entre outros responsáveis.

Extraído do sítio Agência Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.