7 de junho de 2013

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE QUER O TÉRMINO DAS PROPAGANDAS DE CIGARRO


A ONU (Organização das Nações Unidas) está fazendo apelo mundial para que todo e qualquer tipo de promoção do tabaco seja proibido. O objetivo é reduzir o índice de novos viciados em tabaco. A ONU aponta que metade dos fumantes são levados à morte devido o hábito.

Além disso, o cigarro aumenta o risco de surgir nos fumantes doenças cardiovasculares, câncer, problemas respiratórios crônicos e diabetes. A Organização Mundial da Saúde, OMS, aponta que até o ano 2030 oito milhões de indivíduos morrerão a cada ano devido ao consumo do tabaco. Destas pessoas, a cada cinco, quatro óbitos deverão ser registrados em países cuja população tem renda considerada baixa até média.

A ONU declara ainda que a maior parte dos usuários inicia o hábito do fumo antes de completar vinte anos de idade. No mundo todo, 78% de todos os jovens com idade entre treze e quinze anos de idade apontam que são expostos a algum tipo de publicidade acerca do cigarro.

Para completar, levantamento realizado pela OMS mostrou que quando a publicidade do cigarro é proibida, o índice de tabagismo também cai. A comprovação disso é que os países onde a divulgação do cigarro foi proibida, o consumo também diminuiu cerca de 7%.

Mas a Organização Mundial da Saúde considera que para haver eficácia na proibição, é preciso que aumente a abrangência da legislação, já que os potenciais fumantes ainda podem ser atingidos de diversas maneiras, como a inclusão de produtos a base de tabaco em programas televisivos e em filmes. No Brasil, estima-se que 15% da população seja de fumantes.

Gastos

O gasto dos brasileiros com a compra de cigarro continua alta ao longo dos anos e é bastante relevante o peso que estas despesas representam todo mês no orçamento. André Braz é economista do Ibre, Instituto Brasileiro de Economia, órgão da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e afirma que estudos mostram que os fumantes gastam na compra de cigarro exatamente duas vezes mais do valor que usam para adquirir alimentos como feijão e arroz.

A empresa Souza Cruz, fabricante de cigarros destaca que em 2012 chegou a 74,9% do mercado de cigarros no Brasil, chegando no topo do setor.

Extraído do sítio Notícias BR

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