21 de junho de 2013

OS TESOUROS DE AMSTERDAM - Rodrigo Browne

A capital holandesa possui dezenas de museus que merecem ser visitados.


Amsterdam é uma cidade fantástica com opções turísticas para todos os gostos. Esqueça as bicicletas, o passeio nos canais que cruzam a cidade, os coffee shops, as vitrines (não convencionais) do bairro da Luz Vermelha, as tulipas e as cervejarias... Sobrou o quê? Museus, muitos museus. São mais de 50 que estão espalhados por todos os cantos da capital holandesa e oferecem ao público coleções extraordinárias, revelando um tesouro artístico precioso que vale a pena conhecer.


A visita pelos museus holandeses tem como ponto de partida obrigatório o Museu Nacional da Holanda: o Rijksmuseum Amsterdam (www.rijksmuseum.nl/br/informacao-para-visitantes), que após nove anos de reformas reabriu ao público mostrando toda a sua maravilhosa coleção de arte com alguns dos maiores marcos culturais da Holanda, com obras de mestres da pintura como Frans Hals, Jan Steen, Vermeer e Rembrandt. Ali a história dos Países Baixos é apresentada num contexto internacional e de forma cronológica, dividida por quatro pisos e 80 salas. A entrada custa $15 Euros (menores de 19 anos não pagam).


Próximo ao Rijksmuseum, o turista pode encontrar o belíssimo Museu Van Gogh (www.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp) que reúne uma coleção com mais de 200 telas, 500 ilustrações e 750 documentos escritos de Vincent van Gogh, o pintor holandês que durante sua vida vendeu apenas uma obra. Hoje, o Museu atrai cerca de 1 milhão e meio de visitantes por ano para ver obras-primas como os auto-retratos de Van Gogh, Os Girassóis, Os Comedores de Batatas, O Quarto em Arles, entre outros pinturas.


Próximo ao Museu Van Gogh e ao Rijks, está o Museu Stedelijk (www.stedelijk.nl/en) que abriga a coleção de arte moderna holandesa e também realiza exposições de arte contemporânea. É um verdadeiro contraponto entre o passado e o presente da arte holandesa mostrando, para nossa felicidade, que a renovação cultural se faz com muita qualidade.


Um museu, digamos, quase caçula da capital holandesa é o Hermitage Amsterdam (www.hermitage.nl/en/). Uma espécie de “filial” do famoso museu de São Petesburgo, que abriu em 2009 no "Amstelhof", um lindo prédio às margens do rio Amstel. A grande vantagem desse museu é que as exposições são renovadas a cada seis meses e o visitante tem a oportunidade de conhecer parte da coleção de mais de três milhões de objetos do museu original, sem a necessidade de embarcar até a Rússia.


Para um turismo com crianças e adolescentes existe um museu que é obrigatório: o Nemo (www.e-nemo.nl/en/?), que é o maior centro científico da Holanda possui cinco andares cheios de coisas para fazer e descobrir. O prédio, próximo à Estação Central de Amsterdam, já é uma verdadeira atração arquitetônica e parece um navio saindo do chão. Tudo neste museu está ligado à ciência e à tecnologia. O visitante tem experiências sensoriais inesquecíveis podendo sentir e ver como o mundo funciona.




OUTROS MUSEUS

Além dos museus destacados o turista poderá encontrar todo o tipo de museu em Amsterdam. 

Confira:

Casa de Anne Frank - local onde se escondeu e escreveu o seu famoso diário durante a Segunda Guerra Mundial.

Museu Casa de Rembrandt - O edifício onde o famoso pintor viveu desde 1639 até 1659.

Museu Houseboat - Um antigo navio mercante reproduz como é a vida dentro dos barcos que ficam nos canais.

Museu de Tulipas – Conta a historia da tulipa, seu cultivo e curiosidade sobre a planta símbolo da Holanda. 

Museu Judaico - Mostra a histórico, a religião e a cultura judaica dos Países Baixos.

Museu de Malas e Bolsas (Tassen Museum Hendrikje) - é um museu privado de malas para senhoras. A coleção exibe mais de 3000 malas assinadas por grandes nomes do design como Dior, Chanel e Versace.

Museu Pianola - Um pequeno museu de pianolas mostra pianos automáticos do inicio do século 20, que reproduziam musica usando rolos numa caixa de cartão com um buraco para cada nota musical.

ARCAM - Centro de Arquitetura de Amesterdam - Mostra ao público todos os aspectos da arquitetura de Amesterdam e está situada no ultimo andar de um antigo edifício desenhado por René van Zuuk.

Museu do Sexo - Possui uma extensa coleção de quadros eróticos, fotografias, objetos e gravações de diferentes épocas e culturas de todo o mundo.

Museu da Tortura - Este museu mostra algumas das mais terríveis invenções para torturar.

Museu Erótico - Localizado no coração do Red Light District, conta a história desta área.

Experiência Heineken – Depois de tantas visitas... bateu uma sede? Vá ao museu da Heineken que conta a história de como fazer cerveja, desde o seu processo inicial até chegar ás nossas mãos.

Extraído do sítio Bem Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.