22 de junho de 2013

SVETLANA ALEXIEVICH É AGRACIADA COM PRÊMIO DA PAZ 2013 - Rafael Plaisant


Dona de estilo literário próprio, escritora bielorrusa é honrada com prestigioso prêmio da Associação Alemã do Comércio Livreiro, dado há mais de seis décadas a autores que de alguma forma promovem a paz.

A jornalista investigativa e escritora bielorrussa Svetlana Alexievich foi anunciada nesta quinta-feira (20/06) como a vencedora deste ano do prestigioso Prêmio da Paz, dado há mais de seis décadas pela Associação Alemã do Comércio Livreiro.

Ao longo de sua carreira, Alexievich, de 65 anos, escreveu extensivamente sobre capítulos-chave da história moderna. Sempre com base em entrevistas com testemunhas e uma larga investigação, ela tem trabalhos publicados sobre temas que vão desde a Segunda Mundial ao atual regime de Alexander Lukashenko, tido como o último ditador da Europa.

“Suas crônicas trágicas sobre o destino de indivíduos envolvidos no desastre de Chernobil, na guerra soviética no Afeganistão e seu desejo não realizado de ver a paz após o colapso do Império Soviético dão uma expressão tangível a uma tendência fundamental à decepção existencial que é difícil de ignorar”, diz a associação em comunicado.

Nascida em 1948, Alexievich estudou jornalismo, trabalhou num jornal local em seu país e depois virou correspondente da revista literária Neman. Já navegou por vários estilos de prosa, e acabou estabelecendo o seu próprio: uma espécie de colagem de experiências e opiniões contemporâneas.

"Ela criou sua própria estética literária, com frequência chamada de ‘novela de vozes’", afirma a associação alemã.

O Prêmio da Paz começou a ser entregue em 1950, e o primeiro agraciado foi o escritor judeu alemão Max Tau. Entre grandes nomes da literatura que receberam o prêmio estão também Hermann Hesse, Astrid Lindgren, Mario Vargas Llosa e Jürgen Habermas. Alexievich deve receber o seu em 13 de outubro, durante a Feira do Livro de Frankfurt.

Extraído do sítio Deutsche Welle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.