2 de julho de 2013

CENTRO CULTURAL CEEE ERICO VERISSIMO INICIA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM AO ESCRITOR LUIS FERNANDO VERISSIMO - Mara Medeiros


Nesta terça-feira (02), o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) abre duas exposições inspiradas no escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo: Luis Fernando Humoríssimo é uma mostra coletiva de arte têxtil, e em Luis Fernando Muitoverdadeiro, Dulce Helfer apresenta uma seleção de 35 registros que resgatam trinta anos de convivência da fotógrafa com o escritor. Nas imagens, coloridas e em P&B, diferentes momentos do autor, em casa, com a família, trabalhando em seu escritório, em eventos e com amigos como Chico Buarque de Holanda, Paulinho da Viola, Fernanda Montenegro, Moacyr Scliar, Rui Carlos Ostermann, Eva Sopher, entre outros. Essa exposição poderá ser visitada no mezanino do primeiro andar (cafeteria) do CCCEV até 28 de agosto.

Também, até 28 de agosto, na sala “O Arquipélago”, o público poderá conferir 19 painéis focados nos personagens do cronista que utilizam técnicas de tapeçaria de recorte, bordado, aplicação e papel artesanal. A coordenação da mostra é de Maria Rita Caminhos Culturais e os painéis, que medem 1,20m x 1,80m, estão divididas em dois núcleos. Em um deles, são mostrados seis dos principais personagens: Analista de Bagé, Velhinha de Taubaté, Ed Mort, Dora Avante, Família Brasil e as As Cobras. No outro, quatro núcleos, contemplados pelos assuntos: crônica, Sexa; romance, Gula – O Clube dos Anjos; Poemas, Poesia Numa Hora Dessas?!; e Cartum, Cabeça de Leitor.

Além de livros e personagens, Humoríssimo traz também um perfil, As Paixões de LFV; e um retrato: Algumas Linhas Sobre o Autor. Para acrescentar um efeito “sonoro” no ambiente, uma das artistas concebeu a instalação em papel machê: Ah!Ah!Ah!. A homenagem conta, ainda, com uma criação especial, que é a Linha do Tempo, pontuada com dados significativos da trajetória do autor. “O trabalho tem nove metros e impressiona pela extensa produção de Verissimo”, finaliza Maria Rita. Por fim, há as Vitrines: Memorabilia Pessoal, com objetos pessoais do autor.

Neste ano, ainda, haverá outras duas exposições no espaço, uma edição do projeto Literatura Grande do Sul, um Encontros com o Professor e uma palestra sobre a vida e obra de Luis Fernando Verissimo. O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, localizado na rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre, funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 19h e, sábados, das 11h às 18h.

SERVIÇO: Exposições: Luis Fernando Humoríssimo e Luis Fernando Muitoverdadeiro - Abertura: 2 de julho 2013 / terça-feira / às 19h - Visitação: 3 julho a 28 agosto - Horário: De terça à sexta-feira, das 10 às 19h e sábado, das 11 às 18h - Ingresso: entrada franca - Endereço: Rua dos Andradas,1223 / Centro Histórico / Porto Alegre / RS.

Extraído do sítio CEEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.