10 de julho de 2013

CINCO VINÍCOLAS DA SERRA CATARINENSE SÃO PREMIADAS EM CONCURSO - Suzani Rovaris

O Concurso Mundial de Bruxelas, etapa brasileira, premiou cinco da Serra.

Cinco vinícolas da Serra Catarinense foram premiadas no maior concurso de vinhos do mundo, o Concurso Mundial de Vinhos Finos e Destilados de Bruxelas, etapa brasileira. Neste ano, especialistas de vários países estiveram reunidos para avaliar vinhos e destilados de todas as regiões do país. Ao todo, foram 196 rótulos avaliados e 58 premiados.

O concurso está na sua décima edição e foi realizado entre os dias 2 e 6 de julho, no resort Costão do Santinho, em Florianópolis. A competição revelou uma visão crítica sobre as últimas tendências no mundo do vinho. Participaram vinhos finos e destilados produzidos no Brasil.

As premiadas da Serra Catarinense foram as vinícolas: Sanjo, Pericó, Monte Agudo, Suzin e Santo Emílio. Segundo o presidente da Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis), Leônidas Ferraz, esta foi uma grande oportunidade para promover os vinhos da região aos quatro cantos do mundo.

“É um dos maiores eventos realizados nas principais regiões do mundo. Nos últimos anos, as empresas da Serra Catarinense tiveram vários rótulos reconhecidos com padrão de excelência. No Brasil, o concurso promove a visibilidade e a credibilidade de nossas vinícolas, é um grande avaliador do nosso trabalho”, afirma Ferraz.

Um dos premiados também comenta sobre a qualidade do vinho. “Naturalmente a primeira importância é ter feito para os consumidores um bom vinho. O nosso preparo do solo por dois anos para receber as castas francesas foi de suma relevância, além do cuidado do vinhedo. Daí, em seis safras, fomos agraciados com 17 prêmios”, diz o proprietário da Pericó, Wander Weege.

50 países participam da disputa

O Concurso Mundial de Bruxelas é realizado, atualmente, em diferentes cidades do planeta, com mais de oito mil amostras de vinhos e destilados de 50 países. O objetivo é orientar os consumidores em suas escolas. O corpo formado para julgar é composto por jornalistas, formadores de opinião, sommeliers (profissional especializado em todos os tipos de bebidas), importadores, enólogos e produtores.

Na classificação geral, a França é a maior premiada (709 medalhas), seguido pela Espanha (524 medalhas), Portugal (288), Itália (276), Chile (109), Eslováquia (60), Austrália (47), Suíça (45) e África do Sul (40).

Resultado do concurso no Brasil (vinhos)

10 medalhas de grande ouro
31 medalhas de ouro
17 medalhas de prata

Premiados em Santa Catarina

Ouro: 
  • Kranz Fabulosum - Kranz - Treze Tílias
  • Sinfonia Rosé Brut - Monte Agudo - São Joaquim
  • Villagio Grando Brut Rosé - Villagio Grando - Água Doce
  • Plume Chardonnay - Pericó - São Joaquim
  • Núbio Sauvignon Blanc - Sanjo - São Joaquim
Prata:
  • Suzin Sauvignon Blanc - Suzin - São Joaquim
  • Leopoldo Cabernet Sauvignon/Merlot - Santo Emílio - Lages/Urupema
Extraído do sítio Correio Lageano  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.