10 de julho de 2013

EXPOSIÇÃO ITINERANTE SOBRE A HISTÓRIA DOS FESTIVAIS NATIVISTAS CHEGA A PORTO ALEGRE


A exposição que apresenta a história dos mais de 40 anos dos festivais nativistas do Rio Grande do Sul chega a Porto Alegre. Entre 03 e 13 de julho, os painéis que circularam pelos principais eventos de música tradicionalista do Estado desde novembro de 2012 estarão disponíveis à visitação na Sala de Múltiplos Usos do Memorial do Rio Grande do Sul, das 10h às 21h, de terça-feira a sábado.

A mostra comemorativa já foi exposta em festivais e eventos em Santa Maria, Osório, Caxias do Sul, Palmeira das Missões, Campo Bom, Viamão, São Lourenço do Sul e Uruguaiana. A exposição deverá ser exibida ainda em Cruz Alta, durante a Coxilha Nativista.

Realizada pela Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), produzida pela Tabla Produções Artísticas e patrocinada pela Petrobras, a exposição reconta desde suas origens a trajetória dos eventos musicais que ano após ano movimentam comunidades e artistas de todo o Rio Grande do Sul. Desde o início, com a realização da Califórnia da Canção Nativa – cuja origem é até hoje alvo de controvérsia- passando pela superação de preconceitos artísticos e pela luta dos artistas por liberdade de expressão em um ambiente de ditadura, a exposição apresenta um olhar particular e abrangente sobre a cultura sulista. O projeto é financiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Governo do Rio Grande do Sul.

Extraído do sítio Secretaria da Cultura do RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.