10 de julho de 2013

JORNADA DE PASSO FUNDO FOCA O PÚBLICO JOVEM E ANUNCIA EVENTO PARALELO VOLTADO À GASTRONOMIA


É no público infantojuvenil que a 15ª edição da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo está focada. O evento será realizado entre os dias 27 e 31 de agosto, paralelamente não apenas à 7ª Jornadinha, mas também à primeira edição do Páginas Saborosas – Festival de Gastronomia, que terá lugar no mesmo espaço do Campus 1 da Universidade de Passo Fundo (UPF).

A lona sob a qual são realizados os principais debates do evento vai receber convidados do Brasil e do Exterior com as mais diferentes formações acadêmicas – todos para discutir o tema central Leituras Jovens do Mundo. Dramaturgo, autor da novela Amor à Vida e responsável pela publicação de diversos livros voltados para jovens, Walcyr Carrasco dividirá a mesa O Jovem da Ficção à Telenovela com os atores Ary Fontoura e Elizabeth Savalla. Outra conferência, intitulada Corpo, Sexualidade
e Afeto, terá entre os debatedores a antropóloga Miriam Goldenberg, a psicanalistaDiana Corso e outro nome global: Laura Müller, sexóloga do programa de TV Altas Horas. 

— Para qual faixa etária escreve-se e publica-se menos no país? Para aquela que vai dos 13 aos 17 anos — diz a professora Tania Rösing, coordenadora-geral da Jornada. 

— E é uma idade fundamental para o desenvolvimento do leitor. Debatemos isso durante um ano para chegar ao tema desta edição.

Um dos pontos altos do evento deve ser a mesa Convergência das Mídias, que reunirá o educador espanhol Cesar Coll e o português J.A. Furtado, especialista em livros digitais. Ambos vêm ao país especialmente para a 15ª Jornada. Vão dividir a conferência com o antropólogo Massimo Canevacci, italiano que atua como professor da USP, e Nelson Pretto, educador ligado à Universidade Federal da Bahia. José Castello, Marcelino Freire e Roberto DaMatta são os convidados para falar sobre Trabalho, Autonomia e Consumo.

Outros destaques da programação são o médico Jairo Bouer, ex-apresentador da MTV, e o rapper Emicida, que participará da mesa-redonda A Leitura nas Ruas e também fará o show de encerramento do evento. 

O 8º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon, que entrega R$ 150 mil para o melhor romance publicado em língua portuguesa nos últimos dois anos, está confirmado e deve ter o vencedor anunciado na abertura da Jornada. O orçamento total do evento é de R$ 4,8 milhões, que estão sendo captados por meio da LIC-RS e da Lei Rouanet.

Veja algumas estrelas da 15ª Jornada de Literatura:

- Walcyr Carrasco, Ary Fontoura e Elizabeth Savalla: o autor de telenovelas e de diversos livros (entre eles infantojuvenis) e os dois atores globais estarão no evento no dia 28 de agosto.

- Cesar Coll: o educador espanhol, professor de Psicologia da Universidade de Barcelona, coordenou a grande reforma de ensino naquele país em 1990, que no Brasil teve impacto na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), publicados em 1997.

- André Vianco: o escritor paulista é um dos principais nomes nacionais da literatura sobrenatural voltada ao público juvenil, que mistura terror, suspense, fantasia e romance – e vampiros.

- Roberto DaMatta: um dos mais respeitados estudiosos do Brasil atual, o antropólogo de 77 anos participará de mesa no dia 29 de agosto com José Castello e Marcelino Freire.

- J.A. Furtado: é um dos maiores especialistas portugueses na área de ebooks. Também estará em Passo Fundo no dia 29 do mês que vem, na mesa de Cesar Coll e do antropólogo Massimo Canevacci, italiano de nascimento e atualmente professor convidado da USP. 

- Emicida: ao lado de Criolo, é o principal expoente da onda hip hop paulistana atual. Fará show e participará de um debate com Alejandro Reyes e Sérgio Vaz, tudo no dia 31 de agosto.

Extraído do sítio Portal Vitrine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.