22 de julho de 2013

LITERATURA É UM DOS DESTAQUES DO FESTIVAL DE INVERNO - Luiz Gonzaga Lopes

Evento começa nesta segunda em Porto Alegre e terá 18 atividades para os livros.

Coordenador do Livro e Literatura, Márcio Pinheiro, fala sobre cursos e visibilidade à Biblioteca Josué Guimarães . Crédito: Luiz Gonzaga Lopes / Especial / CP

Desde 2006, a estética do frio porto-alegrense está aquecida pela estufa das artes com o Festival de Inverno de Porto Alegre, que entra em sua oitava edição. A área do livro e da literatura sempre foi um dos esteios do evento. Conforme o coordenador do Livro e Literatura da Secretaria Municipal de Cultura, Márcio Pinheiro, serão 18 atividades, divididas em seis cursos, três atividades especiais, duas oficinas e sete ações na Biblioteca Josué Guimarães voltadas ao público infantil e juvenil. 

“Nesta edição, decidimos dar destaque maior à biblioteca para que ela seja cada vez mais uma referência para o município e para o Estado”, explica. Dentre as atividades previstas na biblioteca localizada estão Hora do Conto e Contação de Histórias, além de um Sarau Literário, com Dilan Camargo e o músico Bruno Ribeiro, dia 31, às 18h.

Sobre os cursos, que serão ministrados na Sala Álvaro Moreyra e no Museu Joaquim Felizardo, o coordenador da CLL revela que procuram englobar diversas áreas de literatura e humanidades. “Temos desde o Voltaire Schilling, que fala sobre qualquer tema, com o curso ‘Brasil Rebelde - Revolução e Rebelião, até o Luis Augusto Fischer tratando do clássico “Martin Fierro” e a Jane Tutikian abordando Fernando Pessoa”, enumera Pinheiro. 

Os cursos com Jane e Voltaire têm início nesta segunda, respectivamente às 11h e 18h, enquanto o de Fischer começa na terça, às 9h. Outros ministrantes serão Arthur de Faria ("Quatro Momentos da Música de Porto Alegre") e Mario Corso ("Contos de Fadas: "Mecanismos de sua Eficácia"), a partir desta segunda, e Paulo Gomes ("Arte Gaúcha em Perspectiva", a partir de quarta-feira. As oficinas serão “Dom Quixote em Quatro Traços”, até quinta, das 9h às 11h, no Atelier Livre, com quatro dos principais cartunistas do RS, Santiago, Edgar Vasques, Gilmar Fraga e Iotti e “Como Restaurar Seus Livros”, com Luziane Martins, no dia 25.

Das atividades especiais, destaque é para o bate-papo “Sangue Latino com o jornalista, escritor e tradutor Eric Nepomuceno, abordando os bastidores da vida e obra de Gabriel García Márquez e Eduardo Galeano, nesta terça, às 19h30min, no Teatro Renascença, com custo de apenas R$ 5,00. "O Eric mora atualmente em Buenos Aires e tem vínculo pessoal com García Márquez e Galeano. Será um bate-papo alternando o lado pessoal e profissional destes jornalistas e escritores", aponta Pinheiro. 

O coordenador da CLL lembra que nas sete edições anteriores o Festival de Inverno, na área de literatura e humanidades, teve grandes momentos. "Lembro de um em 2011, na 6ª edição, que foi a aula aberta sobre os 50 anos da Legalidade, com o Paulo Markun, no local dos acontecimentos históricos que foi a Praça da Matriz", finaliza. Mais informações no site do evento.

Extraído do sítio jornal Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.