14 de julho de 2013

MUSEU DA QUINTA DA BOA VISTA COMEMORA 195 ANOS - Laila Sena

Reconhecido como Museu Nacional Histórico Real, o queridinho da Quinta da Boa Vista também é conhecido como Museu Real e Museu Nacional da UFRJ.


A história da Família Real com o espaço começou quando um comerciante rico português doou para o Rei o casarão-palacete, erguido sobre uma colina e, devido à sua localização, dava vista para a Baía de Guanabara – por isso o nome de Quinta da Boa Vista. Originalmente chamado de Paço de São Cristovão, o histórico lugar – foi lá que nasceu D. Pedro II e onde foi realizada a 1ª Assembleia Constituinte Republicana – abriu as portas para o “Museu Real” logo após a proclamação da República, em 15 de novembro de 1892.

Até então, a sede do “Museu Real”, criada 1818, se localizava no Campo de Santana e também era conhecido por “Casa dos Pássaros”, por manter aves empalhadas. Criado para atender aos interesses culturais e econômicos do país, o Museu da Quinta é a mais antiga instituição científica do país e maior museu de história natural e antropológica da América Latina, comemora 195 anos com mostras, oficinas e visitas mediadas.

O passeio é um prato cheio para matar a curiosidade das crianças, com mostras sobre insetos, dinossauros, tudo sobre Egito e até mesmo inúmeras curiosidades sobre a Família Real.

Para mais informações, (21) 2562-6900.

O Museu da Quinta está localizado na Quinta da Boa Vista, em frente à estação Metrô e Supervia de São Cristovão.

Extraído do sítio Diário do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.