16 de julho de 2013

O VÍNCULO ENTRE A DEPRESSÃO E A DOR - Christiane Lin

Existem distintas alternativas de tratamento que podem reduzir a síndrome de dor regional complexa.


Dois terços dos pacientes que são tratados por depressões mencionam dores físicas como dores de cabeça frequentes, na região escapular, nas articulações e dor abdominal (Photos.com)

A investigação moderna aproxima-se a uma compreensão similar dessa complexa relação. Em 2011, o Jornal Escandinavo de Dor tentou explicar a conexão dessa maneira: Os pesquisadores escreveram: “Em primeiro lugar, o catastrofismo desempenha um papel central nos modelos de dor e depressão e por tanto podem formar um vínculo importante entre eles. Em segundo lugar, a regulação emocional é importante na depressão e na dor, já que ambos podem ser vistos como importantes fatores emocionais estressantes”.

Dois tratamentos possíveis

A dor e a depressão, a princípio vão de mãos dadas, às vezes, a mesma experiência traumática desencadeia ambos e as duas condições reforçam-se mutuamente.

A dor neuropática, diferente de dores musculares comuns e da dor artrítica, provém de disfunções no sistema nervoso central ou sistema nervoso periférico. O trauma causa uma atividade elétrica desproporcional na rede nervosa, e as vítimas das enfermidades crônicas neuropáticas, como a síndrome da dor regional complexa (CRPS pelo seu nome em inglês), experimentam dor ante um contato normal ou calor brando.

A acupuntura pode corrigir bloqueios na circulação de Qi que causam esse tipo de dor, ao ser utilizada reduz a hipersensibilidade associada com a dor neuropática. Usada como tratamento complementar a modalidades convencionais, pode aumentar a taxa de recuperação enquanto reduz o estresse, pois trabalha com o Qi da pessoa, e o Qi regula a emoção, a acupuntura melhora eficazmente também o estado de ânimo.

Outra alternativa de tratamento que atua sobre o corpo e o cérebro é a infusão de ketamina. A ketamina é um anestésico que quando se administra por um médico qualificado ou anestesiologista, atua no sistema nervoso para reduzir o excesso de sinais de dor.

“Detém a transmissão de dor desde o corpo à coluna vertebral e ao cérebro, e dá ao sistema a possibilidade de reestruturar-se”, comentou o Dr. Glen Z. Brooks, anestesista de Nova York que oferece tratamentos com ketamina.

Segundo Brooks, em casos de depressão, a ketamina promove o desenvolvimento das sinapses e permite que o cérebro se reestruture, revertendo às causas estruturais da depressão.

A dose de ketamina e o plano de tratamento para os pacientes com depressão e dor são diferentes e devem ser adaptados ao peso corporal do paciente, necessitando ser considerados distintamente, porém os pacientes com enfermidades mistas podem obter melhoras em seus sintomas.

Extraído do sítio The Epoch Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.