12 de julho de 2013

OS MUSEUS DE FORTALEZA

Série de reportagens apresenta alguns dos principais destaques das sedes da Copa do Mundo da FIFA. Conheça as opções da capital cearense.

Grande parte da história do Brasil é preservada e está exposta para o público em todo o País. As cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 – Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Manaus (AM), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Natal (RN) e Cuiabá (MT) – concentram em torno de 23% dos museus brasileiros (737 de 3.220). Se somados aos museus presentes no raio de 200km da capital, o número sobe para 32% (1.024 a mais).

No Brasil, o órgão responsável por desenvolver e aplicar a Política Nacional de Museus, bem como pela melhoria dos serviços do setor, é o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) – autarquia vinculada ao Ministério da Cultura. Nas primeiras três reportagens, confira alguns dos museus da capital cearense, além das opções em Brasília e Belo Horizonte.

Museu do Ceará

Criado em 1932, seu acervo é formado por mais de sete mil peças distribuídas em três importantes coleções que contam a história do Ceará: Paleontologia, Arqueologia/Antropologia Indígena e Mobiliário. Além disso conta com exposições temáticas permanentes, com temas de interesse da história do Ceará, tais como os poderes constituídos, as lutas e revoltas populares, a religiosidade, a produção intelectual e a irreverência do cearense. (Rua São Paulo, 51 – Centro – 85 3101-2610)

Museu Casa de José de Alencar. Foto: Alexandre Jose Martins Jaco/Ibram/Ministério da Cultura

Museu Casa de José de Alencar

O museu está sediado no Sítio Alagadiço Novo, antiga propriedade da família do escritor José de Alencar. O sítio abriga uma pequena casa onde o escritor viveu sua infância na então cidade de Messejana, hoje bairro de Fortaleza. Sua área atual é de nove hectares e compreende uma pequena casa do conjunto original erguida em 1826, atualmente chamada de "casinha", as ruínas do primeiro engenho a vapor do Ceará, o Museu Arthur Ramos, Pinacoteca Floriano Teixeira, a Biblioteca Braga Montenegro e um restaurante. Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1964. (Avenida Washington Soares, 6055 – Messejana – 85 3276-2379).

Museu da Cachaça (Maranguape)

O casarão erguido pelo patriarca Dário Telles de Menezes entre 1851 e 1854 abriga atualmente o Museu da Cachaça. Seu acervo é composto por completo acervo de mapas, documentos, fotos, filmes, maquinário, equipamentos agrícolas e tonéis de bálsamo. O local é uma das principais atrações de Fortaleza. (Fazenda Ypioca, s/n – Sapupara – 85 3341-0407 / 3341-0407 / 3341-3452).

Museu Sacro São José de Ribamar (Aquiraz)

Inaugurado em 1967, o Museu Sacro São José de Ribamar é um dos mais importantes museus de arte sacra do nordeste. Possui em seu acervo missais, alfaias, imagens eruditas, ourivesaria, mobiliário e indumentária, datados, em sua maioria, dos Séculos 18 e 19. No prédio que hoje abriga o museu funcionou, em 1742, no primeiro pavimento, a Cadeia Pública. A parte superior do prédio, construída em 1877, com mão-de-obra dos retirantes da seca, destinava-se à Prefeitura e à Casa de Câmara. (Praça Cônego Araripe, 22 – Centro – 85 3361-2535).

Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza. Foto: Embratur/Divulgação

Centro Cultural Dragão do Mar (Memorial da Cultura Cearense)

O Memorial da Cultura Cearense (MCC) é um museu de natureza antropológica que compõe o Centro Dragão de Arte e Cultura, uma instituição de 3 mil metros quadrados de área, construído e equipado dentro de rigorosos padrões mundiais de qualidade. Inaugurado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado, em abril de 1999, o complexo foi batizado de Dragão do Mar em homenagem ao histórico personagem que também era conhecido por Chico da Matilde, pescador símbolo do movimento abolicionista cearense que, em 1881, recusou-se a transportar escravos para serem vendidos no sul do País. (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – 85 3488-8600).

Museu de Arte Contemporânea

O Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar (MAC Dragão do Mar) fomenta e divulga a arte contemporânea por meio de exposições, visitas guiadas, cursos e debates. Projetos como Arte em Crivo, Sala Experimental, Painel Giratório, Americanidade e Jornada de Criação fazem do espaço referência no acesso democrático aos bens culturais, além de atrair as mais recentes propostas da arte contemporânea mundial ao Ceará. As atividades propõem mecanismos e políticas educacionais que ampliam a compreensão do público acerca deste universo tão emblemático. O espectador tem a oportunidade de visualizar e debater sobre vários recortes da produção de várias partes do mundo. (Rua Dragão do Mar, nº 81 - Praia de Iracema – 85 3488-8600).

Fonte: IBRAM/MinC.

Extraído do sítio Portal da Copa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.