3 de julho de 2013

POETA PALESTINO ESTARÁ EM PARATY E SÃO PAULO

Tamim Al-Barghouti ficou conhecido como 'Poeta da Revolução' depois que seus versos foram declamados nas manifestações no Egito. Ele falará sobre revolução e literatura no Brasil na próxima semana.

Barghouti: poesia para a revolução

São Paulo – O poeta e cientista político palestino Tamim Al-Barghouti vai participar da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), na cidade fluminense, e de um encontro com o público na capital paulista, na próxima semana. O pensador árabe ficou conhecido como o "Poeta da Revolução" depois que um poema da sua autoria foi declamado na Praça Tahrir, no Cairo, durante os protestos que derrubaram o ditador egípcio Hosni Mubarak.

Na Flip, Barghouti discute Literatura e Revolução, juntamente com Mamede Mustafa Jarouche, professor de Literatura Árabe da Universidade de São Paulo (USP) e tradutor do Livro das Mil e Uma Noites para o português, no domingo (07), às 15 horas. O debate integra a programação principal da feira e será visto ao vivo e acompanhado por telão, mediante compra antecipada de ingressos (veja informações abaixo). Nesta terça-feira (02), porém, não havia mais ingressos para acompanhar diretamente o debate, só pelo telão. A Flip começa nesta quarta-feira (03) e segue até o domingo.

Em São Paulo, o palestino fala com o público na terça-feira (09), no Auditório do Ibirapuera, às 16 horas. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados a partir das 14h30. O encontro na capital paulista faz parte da programação da Pós-Flip e tem apoio do Instituto da Cultura Árabe (Icarabe) e da Editora 34, em parceria com o Itaú Cultural e a Casa Azul. No mesmo dia, além de Barghouti, fala o escritor francês Jérôme Ferrari, às 18 horas.

Segundo informações divulgadas pelo Icarabe, na capital paulista o palestino também abordará a conexão entre a ação política e a criação literária. Barghouti vive atualmente em Washington, nos Estados Unidos, onde trabalha como professor na Universidade de Georgetown. Ele foi exilado do Egito, onde vivia, em 2003, e escreveu, durante a revolução, um pequeno poema “Oh Egypt, it’s close”. Os versos foram publicados em um jornal egípcio e declamados pelos manifestantes durante os protestos.

Antes mesmo do episódio, porém, Barghouti já era conhecido no meio literário árabe em função das suas poesias de cunho social e político. Segundo o Icarabe, o palestino estudou Política na Universidade do Cairo e é PhD em Ciência Política pela Universidade de Boston. Ele tem dois livros publicados sobre história e política, além de coleções de poesia. A mãe de Barghouti é a romancista egípcia Radwa Ashour e o pai o poeta palestino Mourid Al-Barghouti.

Serviço:

Debate Literatura e Revolução: Com Tamim Al-Barghouti e Mamede Jarouche - Dia 07 de julho – domingo – às 15 horas - Tenda dos Autores – ao vivo (vagas esgotadas) - Tenda do Telão – pelo telão - Feira Literária Internacional de Paraty – Paraty - RJ - Ingressos: Ingresso Rápido 
(www.ingressorapido.com.br) ou (11) 4003 1212

Pós Flip em São Paulo: Com Tamim Al-Barghouti (16h) e Jérôme Ferrari (18h) - Dia 09 de julho – terça-feira - Auditório do Ibirapuera – Avenida Pedro Alvares Cabral, 0 – Parque do Ibirapuera – Portão 3 - São Paulo – SP - Entrada franca – ingressos distribuídos a partir de 14h30 - Indicado para maiores de 14 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.