12 de agosto de 2013

CRIME GAÚCHO CHEGA À FEIRA DE FRANKFURT

Livro de Tailor Diniz será lançado em mostra alemã.

Livro de Tailor Diniz será lançado em alemão. Crédito: Mauro Schaefer

Ninguém sofreu mais metamorfoses (não as kafkianas de Gregor Samsa) do que o livro “Crime na Feira do Livro”, de Tailor Diniz, nos últimos cinco anos. Ele foi publicado em folhetim no Correio do Povo durante a 54ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 2008, sob o título de “Quem Matou Adavilson?”, no qual o “garimpador” de livros raros, Adavilson, era assassinado no dia de abertura da Feira e o detetive alegretense Walter Jacquet põe a sua astúcia para elucidar o crime. Em 2010, o autor transformou o folhetim no romance policial “Crime na Feira do Livro” (Dublinense). Em 2013, o livro ganha tradução para o alemão e será lançado na Feira do Livro de Frankfurt, que ocorre de 9 a 13 de outubro, com o título “Tod Auf der Buchmesse” (“Morte na Feira do Livro”), em versão da alemã Ângela Wotdke, para a Editora Abera, de Hamburgo. “O Gustavo (Faraon), da Dublinense, foi a Frankfurt em 2012 e levou alguns livros. A Abera se interessou pelos dois policiais, o meu e “Fetiche”, de Carine Luft, para a coleção Crime. A Fundação Biblioteca Nacional apoiou a tradução. 

O autor conta que foram inúmeras trocas de e-mail com a tradutora para palavras e expressões sem tradução literal. “Com ‘perciso’, ela utilizou a forma dialetal “mir brauche”, em vez de ‘wir brauchen’. Com ‘deixa estar, jacaré’, empregou o início de letra de música popular na Alemanha: ‘Na, was soll’s’ (algo como ‘bem, que diabos’)”, relata Tailor, que diz ter influências de Raymond Chandler, Dashiel Hammett, Walter Mosley e Rex Stout. 

O autor estará em Frankfurt para o lançamento da obra, que está em pré-venda para setembro pela Amazon alemã. Tailor conta que levará junto com ele alguns exemplares de “A Superfície da Sombra”, lançado pela Grua, em 2012, e que vai virar filme pelas mãos de Paulo Nascimento. Sobre este livro, Tailor ressalta que integra um tríptico, que será concluído com “Em Linha Reta”, a ser lançado no início de 2014, e “El Penitente”. 

"Em Linha Reta tem como personagem principal uma garota de programa da Capital que é contratada por uma pessoa importante do interior e passa por situações de perigo. No terceiro 'El Penitente, o mesmo protagonista Antonio, do primeiro livro, está entre duas cidades na fronteira entre dois países - São José dos Palmares e Castillo Blanco (a base é Jaguarão e Rio Branco), mas em vez de serem separadas por uma rua como eram em 'A Superfície da Sombra', agora têm um rio entre elas", comenta Tailor, lembrando que escrever para ele não é ritualístico, nem tem métodos tão ortodoxos. "Eu escrevo a toda a hora, quando estou na rua, anoto em um bloco ou em uma caderneta. Quando estou em casa, deixo o computador ligado o tempo todo, se estou cozinhando e vem uma ideia, eu boto a comida em fogo brando e vou lá desenvolver a situação ou a ideia", finaliza Tailor Diniz.

Extraído do sítio Jornal Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.