9 de agosto de 2013

CUBA HOMENAGEIA O POETA LUIS CARBONELL EM SEU 90º ANIVERSÁRIO

O presidente cubano, Raúl Castro, ressaltou em uma carta a contribuição de Carbonell para a cultura cubana.


Artistas, público e até o presidente de Cuba, Raúl Castro, homenagearam nesta quarta-feira (07/08) o declamador e poeta cubano Luis Carbonell por ocasião de seu aniversário - ele completou 90 anos.

O diário Juventude Rebelde publicou reportagem sobre a festa dedicada ao chamado "Aquarelista da Poesia Antilhana", durante a qual foi lida uma carta onde Raúl ressalta a contribuição de Carbonell à cultura cubana. Os presentes ao teatro Mella se emocionou quando Carbonbell recitou quiçá sua obra mais famosa: "Essa negra fuló".

Na homenagem, estiveram Pablo Milanés, Farah María, Coco Freeman, Emilia Morales, Marta Campos e a Schola Cantorum Coralina, os ballets de Tropicana e da Televisão Cubana, entre outros.

Carbonell é a figura mais reconhecida da arte da declamação em Cuba, através do qual tem contribuído a promover a cultura cubana e a chamada poesia negra de Ballagas, Guillén ou Tallet. Em recente diálogo com Prensa Latina, Carbonell confessou que recitar poemas passou de ser um hábito a um vício incurável em sua vida.

"A poesia tem sido tudo para mim, me alimenta, me faz crescer por dentro. Comecei por casualidade, me acostumei a declamar. No começo era um hábito e depois virou um vício", afirmou.


Extraído do sítio Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.