20 de agosto de 2013

DIVULGADA LISTA DE PATRONÁVEIS DA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE - Stephany Sander


Foi divulgada nesta terça-feira a lista dos dez candidatos a patrono da 59ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. O nome do escolhido deverá ser conhecido no início do mês de setembro.

Um dos maiores eventos literários do Rio Grande do Sul será realizado entre os dias 1º e 17 de novembro de 2013. A diretoria da Câmara Rio-Grandense do Livro, seus associados, ex-patronos e também alguns representantes da comunidade cultural votarão em apenas três dos nomes da lista de patronáveis. Só após esta primeira apuração, a entidade anunciará o nome do patrono. 

Confira a lista de patronáveis:

Airton Ortiz: Jornalista, escritor e fotógrafo, especializado no gênero Jornalismo de Aventura. Escreveu 15 livros sobre suas viagens radicais – dez de reportagens, dois de crônicas e um romance. Entre as principais obras estão "Na estrada do Everest”, “Pelos caminhos do Tibete”, ” Havana” e “Jerusalém”.

Caio Riter: Jornalista, licenciado em Letras, mestre e doutor em Literatura Brasileira. Ministra oficinas literárias de narrativa e de Literatura Infantil. No ano passado, foi patrono da Feira do Livro de Torres. Entre as principais obras estão "A cor das coisas findas", "O rapaz que não era de Liverpool" e "Coleção Historinhas Bem...".

Celso Gutfreind: Escritor e médico psiquiatra, é especialista em psiquiatria da infância e da adolescência e realizou pesquisa sobre a utilização terapêutica do conto. Publicou cerca de vinte livros, entre poesias, ensaios e literatura infantil. Entre os principais trabalhos estão "As duas análises de uma fobia em um menino de cinco anos: O pequeno Hans" e "Narrar, ser mãe, ser pai".

Cíntia Moscovich: Escritora, jornalista e mestre em Teoria Literária, também foi professora, tradutora, consultora literária, revisora e assessora de imprensa. Entre as principais obras publicadas está "O reino das cebolas", indicada ao Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, a novela "Duas iguais - Manual de amores e equívocos assemelhados" e "Anotações durante o incêndio".

Claudia Tajes: Redatora publicitária e escritora, estreou na literatura com "Dez (Quase) Amores". Entre outras obras de destaque estão o romance "Dores, Amores & Assemelhados", "A vida sexual da mulher feia", "Louca por homem", "Só as mulheres e as baratas sobreviverão" e "Por isso eu sou vingativa". Claudia Tajes também é roteirista e em 2011 teve seu livro "Louca por homem" adaptado para uma série no canal HBO chamado "Mulher de fases". 

Fabrício Carpinejar: Poeta, jornalista, mestre em Literatura Brasileira. É autor de livros como "As Solas do Sol", "Porto Alegre e o dia em que a cidade fugiu de casa", "Cinco Marias", "O Amor Esquece de Começar", "Filhote De Cruz Credo", "Canalha!", "Diário de um Apaixonado: sintomas de um bem incurável", "Mulher perdigueira" e "Borralheiro".

David Coimbra: Escritor e jornalista, escreveu obras com temática ligada ao futebol, como "A História dos Grenais", sobre o maior clássico do futebol gaúcho, além de "Atravessando a Escuridão", reportagem sobre um mineiro de carvão torturado pela repressão durante a ditadura militar no Brasil, "Uma estação no inferno", livro de poesias, e as obras de crônicas como ""A Mulher do Centroavante", "Crônica da Selvageria Ocidental" , "Mulheres!" e "Meu Guri", sobre o filho, Bernardo.

Maria Carpi: Advogada, magistrada estatal e escritora, entre as obras publicadas estão: "Nos gerais da dor", "Desiderium Desideravi", "Vidência e acaso", "Os cantares da semente", "A migalha e a fome" e as antologias pessoais "Pequena Antologia" e "Caderno das águas". É mãe do poeta Fabrício Carpinejar.

Luís Augusto Fischer: Escritor, ensaísta, mestre e doutor em Literatura Brasileira, leciona no Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Tem publicados livros de contos, crônicas, ensaios e teoria literária. Seus maiores sucessos de vendas são o "Dicionário de Porto-Alegrês" e o "Dicionário de Palavras e Expressões Estrangeiras". Outra obra de destaque é a novela "Quatro Negros". É um dos organizadores do Sarau Elétrico, evento que acontece todas as noites de terça-feira no Bar Ocidente, em Porto Alegre.

Francisco Pereira Rodrigues: Advogado, contista, poeta e escritor, com diversas obras editadas, celebrou um século de vida neste ano. Foi presidente da Estância da Poesia Crioula e da Academia Rio-grandense de Letras, além de participar de entidades voltadas à cultura literária com ênfase aos costumes regionalistas do gaúcho. Entre as suas obras estão "Cincerros de Sol", "Quintilhas do Meu Tear", "Governicho e a Revolução Federalista", "Um Pedaço do Rio Grande", entre outros. Foi presidente da Estância da Poesia Crioula no período de 1988 a 1989 e da Academia Rio-grandense de Letras no período de 1990 a 1996.

* Publicado originalmente no jornal Correio do Povo.

Extraído do sítio Portal Vitrine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.