10 de agosto de 2013

SITE DA FUNDAÇÃO CASA DE JORGE AMADO REÚNE ESCRITOS DE OBRAS COMO "GABRIELA, CRAVO E CANELA", "CAPITÃES DE AREIA" E "TIETA DO AGRESTE"


Jorge Amado faleceu no dia 6 de agosto de 2001, em Salvador (BA). Seu primeiro romance, “O país do carnaval”, foi publicado em 1931.

“Não escrevi meu primeiro livro pensando em ficar famoso. Escrevi pela necessidade de expressar o que sentia”. De fato, Jorge Amado transbordou ideias e impressões nas muitas palavras grafadas em suas obras. Nascido em 10 de agosto de 1982 no sul da Bahia, o romancista teve uma vida política ativa e dedicou muitos anos à militância comunista. Após o retorno do exílio na França, focou sua atenção na literatura.

Em 1961 entrou para a Academia Brasileira de Letras ao passo que seus trabalhos passaram a receber prêmios nacionais e internacionais. Diversas adaptações para cinema e outras línguas surgiram ao longo dos anos como, por exemplo, “Capitães da Areia”, dirigido por Cecília Amado – neta de Jorge.

Entre suas obras estão os clássicos “Gabriela, cravo e canela”, “Tieta do Agreste” e “Tenda dos Milagres”. Para quem tem interesse em conhecer mais sobre o autor e seu estilo, assim como suas histórias e personagens, aí vai uma dica: o site da Fundação de Casa Jorge Amado possui uma seção dedicada aos escritos originais dos principais romances para leitura online e gratuita. O site também traz fotos, vídeos e trabalhos acadêmicos para consulta.

Aproveite para fazer uma visita ao eterno Amado.

Extraído do sítio Catraca Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.