27 de setembro de 2013

VENCEDORES DO PRÊMIO DE LITERATURA DA UNIÃO EUROPEIA DE 2013 ANUNCIADOS NA FEIRA DO LIVRO DE GOTEMBURGO - Gerson Ingrês


LISBOA – Os vencedores do Prémio de Literatura da União Europeia de 2013, que consagra os melhores autores em início de carreira na Europa, foram anunciados hoje, aquando da abertura da Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia, por Androulla Vassiliou, Comissária Europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude. Os vencedores deste ano são: Isabelle Wéry (Bélgica), Faruk Šehić (Bósnia-Herzegovina), Emilios Solomou (Chipre), Kristian Bang Foss (Dinamarca), Meelis Friedenthal (Estónia), Lidija Dimkovska (antiga República jugoslava da Macedónia), Katri Lipson (Finlândia), Marica Bodrožić (Alemanha), Tullio Forgiarini (Luxemburgo), Ioana Pârvulescu (Roménia), Gabriela Babnik (Eslovénia) e Cristian Crusat (Espanha). Ver adiante informações mais pormenorizadas sobre os autores vencedores e as respetivas obras.

«Dou os meus sinceros parabéns a todos os vencedores deste ano. O Prémio de Literatura da União Europeia dá visibilidade internacional a excelentes novos autores ou autores em início de carreira que, de outro modo, poderiam não alcançar o reconhecimento que merecem fora do seu país. Para além de auxiliar estes autores a chegar a novos públicos, queremos dar a conhecer aos leitores nova literatura europeia de excelente qualidade e ampliar o leque de escolhas ao seu dispor. Desta forma, poderemos contribuir, a longo prazo, para a criação de um verdadeiro público europeu de quase 500 milhões de leitores potenciais. O nosso novo programa Europa Criativa permitir-nos-á dar mais apoio para cobrir as despesas de tradução de livros e reforçar a diversidade cultural», afirmou a Comissária Vassiliou.

Cada vencedor recebe 5000 euros. Mas, mais importante ainda, os seus editores serão incentivados a candidatar-se a financiamento da UE para que as obras vencedoras sejam traduzidas para outras línguas europeias. O Prémio de Literatura da União Europeia (PLUE) está aberto a 37 países que participam no atual programa «Cultura» da UE (28 Estados-Membros da UE, bem como a Albânia, a Bósnia-Herzegovina, a Islândia, o Liechtenstein, a antiga República jugoslava da Macedónia, o Montenegro, a Noruega, a Sérvia e a Turquia). Todos os anos, júris nacionais de um terço dos países nomeiam os autores a concurso, de modo a que todos estejam representados num período de três anos.

Os galardoados deste ano receberão os respetivos prémios numa cerimónia que se realizará em Bruxelas em 26 de novembro, na presença da Comissária Androulla Vassiliou e de figuras proeminentes do mundo da literatura, da cultura e da política. O PLUE é organizado pela Comissão Europeia em conjunto com a federação dos livreiros europeus e internacionais (EIBF – European and International Booksellers Federation), o conselho dos escritores europeus (EWC – European Writers’ Council) e a federação dos editores europeus (FEP – Federation of European Publishers).

John Mc Namee, Presidente da EIBF, declarou: «Uma vez mais, é com muita satisfação que encontro novos talentos e quero dar os meus mais sinceros parabéns a todos os vencedores deste ano. Os livreiros regozijam-se pelo facto de o Prémio PLUE ajudar a literatura a atravessar fronteiras e encaram com entusiasmo a perspetiva de oferecer aos leitores mais escolha, mais livros e mais literatura europeia.»

Por seu turno, Pirjo Hiidenmaa, Presidente do EWC, afirmou: «A Europa precisa de histórias e contadores de histórias e a procura de livros sobre temas intemporais nunca se esgotará. Os escritores alimentam as mentes e as línguas com centelhas criativas, e só a mudança mantém vivas as culturas; por isso, é sempre motivo de júbilo celebrar novas vozes da literatura que nos asseguram que a cultura continua a crescer e evoluir.»

«Muito me apraz que a nossa organização participe ativamente no Prémio de Literatura da União Europeia. Graças a este prémio, temos a oportunidade de descobrir novos mundos e novas culturas através do trabalho dos talentosos autores vencedores. Espero que os vencedores de 2013 sejam merecidamente traduzidos em muitas línguas – é uma forma fantástica de celebrar a diversidade da Europa, um valor que devemos acalentar nestes tempos de crise», disse ainda Piotr Marciszuk, Presidente da FEP.

Esta edição da Feira do Livro de Gotemburgo dá especial destaque à Roménia. A Comissária Vassiliou participou esta manhã na cerimónia de inauguração, juntamente com Mircea Cărtărescu, o consagrado poeta, romancista e ensaísta romeno.

A Europa Gosta de Ler

Após uma conferência de imprensa (12h15), a Comissária Vassiliou participará igualmente num evento relacionado com a sua campanha em prol da literacia, «A Europa Gosta de Ler». Nessa ocasião, encontrar-se-á com jovens alunos da escola internacional de Gotemburgo (Internationella Engelska Skolan), que lerão excertos dos seus livros preferidos. Um em cada cinco jovens de 15 anos de idade e um elevado número de adultos na União Europeia não sabem ler corretamente. A campanha visa sensibilizar o público para a crise de literacia na Europa e promover o prazer da leitura. A Comissária Vassiliou participa regularmente em sessões de leitura envolvendo crianças, adolescentes e adultos. Os eventos com crianças costumam ter uma dimensão multilingue, a fim de as incentivar a ler em voz alta em diferentes línguas e realçar a importância da diversidade linguística.

Contexto

A Comissão Europeia investe 3 milhões de euros por ano em tradução literária e mais de 2,4 milhões de euros em projetos de cooperação que envolvem o setor livreiro. A indústria contribui com 23 mil milhões de euros para o PIB da UE e emprega 135 000 pessoas a tempo inteiro. Os livros são o segundo dos bens culturais mais exportados na UE, a seguir às obras de arte e às antiguidades.

Desde o lançamento do Prémio de Literatura da União Europeia em 2009, o programa «Cultura» da UE já providenciou verbas para a tradução de obras de 43 vencedores do PLUE, em 20 línguas, num total de 149 traduções. Além disso, os vencedores beneficiam também de uma maior visibilidade nas principais feiras do livro da Europa, entre as quais se incluem as de Frankfurt, Londres e Gotemburgo, e o festival «Passaporta» de Bruxelas.

A edição de livros constitui uma parte significativa dos setores cultural e artístico, que representam até 4,5 % do PIB da UE e mais de 8 milhões de postos de trabalho. Embora esses setores se tenham revelado relativamente resistentes durante a crise, não deixam de enfrentar também desafios consideráveis, decorrentes da passagem à era digital, da globalização e da segmentação do mercado segundo linhas culturais e linguísticas.

Em janeiro de 2014, a Comissão lançará o novo programa «Europa Criativa», que visa reforçar a competitividade dos setores cultural e artístico e promover a diversidade cultural. Prevê-se que o novo programa tenha um orçamento total de 1,3 mil milhões de euros para o período de 2014-2020, o que representa um aumento de 9% em relação aos atuais níveis de financiamento. O programa disponibilizará fundos para a tradução de mais de 4 500 livros e permitirá também que 300 000 artistas e profissionais da cultura deem a conhecer as respetivas obras noutros países e adquiram experiência internacional.

Extraído do sítio Local.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.