11 de outubro de 2013

RÚSSIA COMEMORA O ANIVERSÁRIO DA VODCA: 510 ANOS DE PURO PRAZER

Monges criaram a mistura de água e álcool em 10 de outubro de 1503.


O dia 10 de outubro é considerado na Rússia como de aniversário da vodca. Acredita-se que foi exatamente nesta data, em 1503, que monges do país obtiveram a bebida pela primeira vez. Inicialmente utilizada por eles como um antisséptico, a solução não tardaria a receber um uso muito mais interessante.

E para celebrar esta data mais do que especial nós reunimos alguns fatos e curiosidades sobre a tradicional bebida russa.

Primeiramente vale destacar que a receita da vodca é tão simples que possui apenas dois ingredientes – água e álcool. O segredo da mistura reside mesmo é na proporção.

E se muitos acreditam que a tradicional mistura de 40% de álcool e 60% de água foi criada pelo grande químico russo Dmitry Mendeleev (inventor da tabela periódica dos elementos químicos), estudiosos no assunto afirmam que a receita, utilizada hoje pela maioria das marcas de vodca russas, foi na verdade estabelecida pelos empresários produtores da bebida no país.

Por motivos de comodidade de produção, eles alteraram a secular receita, que originalmente consistia de cerca de 38% de álcool e o restante de água, fazendo com que a nova e atual proporção fosse oficialmente fixada num decreto sobre bebidas da Rússia em 1886.

Especialistas afirmam que a crença sobre a invenção da vodca russa por Mendeleev não passa de mito, já que seus artigos intitulados “A Ligação do Álcool com a Água” não teriam fundamentos para além da química pura, e que além disso a mistura sugerida por ele deve ser formada por 46% de álcool e 54% de água.

E, voltando um pouco às origens da vodca, vale destacar que as raízes da bebida levam à Ásia, onde o álcool etílico foi obtido pela primeira vez no século 10 pelo médico persa Ar-Razi. O processo da destilação acabou chegando à Europa através das Cruzadas e séculos depois alcançou a Rússia.

Ali, utilizando álcool vindo de Gênova, monges do Kremlin descobriram as maravilhas da sua mistura com a água e em 1503 construíram em Moscou a sua própria unidade de destilação. O álcool obtido por eles, no entanto, gerava altos custos, sendo inicialmente acessível apenas à elite governante do país.

O primeiro imperador russo a instituir a vodca como indispensável às grandes celebrações do país foi Pedro I, autorizando igualmente o seu consumo para mulheres. A bebida, no entanto, somente ganhou caráter popular na Rússia no século 18, quando os alemães começaram a exportar para o país um álcool barato obtido de batata.

Apesar de a fama da vodca recair sobre a Rússia, a origem da palavra “vodca” é polonesa, e significa “água pequena”. Os poloneses chegaram a reivindicar o domínio da bebida para si em 1982, mas a União Soviética conseguiu provar num tribunal arbitral europeu que a produção da vodca na Rússia é anterior à da Polônia.

O tribunal agregou à Rússia o direito de uso do slogan “Only vodka from Russia is genuine Russian vodka!”, que, utilizado por muitas marcas internacionais, como a Stolichnaya, por exemplo, significa “Somente a vodca da Rússia é a genuína vodca russa”.

Vale destacar também que na França a palavra vodca é escrita de duas maneiras, com “w” e com “v” – a primeira designando bebida de produção polonesa, e a segunda, de produção russa.

Outra história curiosa merecedora de atenção data de janeiro de 1940, quando um alto oficial da Rússia se reportou o Stalin com o pedido de permitir, em caráter de medida extrema, a distribuição diária gratuita de vodca e toucinho aos soldados e comandantes do Exército Vermelho que lutavam na região da Carélia, onde o frio chegava a atingir 40 graus abaixo de zero.

O decreto autorizando a medida foi prontamente emitido pelo governo do país. Além disso, decidiu-se que operadores de tanques receberiam o dobro das doses diárias de soldados regulares e que pilotos de avião ainda ganhariam 100 gramas de conhaque extra por dia. Sabe-se que de janeiro para março de 1940 a divisão do Exército Vermelho na Carélia consumiu 100 toneladas de vodca e 8,8 toneladas de conhaque.

A ampla distribuição gratuita de vodca para as demais frentes russas na Segunda Guerra Mundial começou em junho de 1941. O projeto previa que apenas soldados da linha de frente recebessem 200 gramas da bebida por dia, o dobro das doses distribuídas na Carélia, e que as tropas restantes ganhariam vodca apenas em dias comemorativos.

Antes do início da Batalha de Stalingrado, no entanto, em julho de 1942, o governo soviético instituiu que a vodca passasse a ser distribuída diariamente para todos os soldados do Exército Vermelho. Com o fim da batalha, a medida foi restituída para 100 gramas diários apenas para combatentes das linhas de frente.

Um fato importante é que a Rússia é o único país onde a vodca é tradicionalmente consumida em seu estado puro, sem a necessidade de recorrer a coquetéis e outras misturas que amenizam o seu gosto forte, como é feito no resto do mundo.

Este é o caso do famoso coquetel Bloody Mary, por exemplo, que, criado nos anos 1920 pelo barman francês Fernand Petiotom, mistura vodca ao suco de tomate, e que recebeu este nome em homenagem à estrela do cinema mudo Mary Pickford.

Extraído do sítio Diário da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.